Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24683
Título: Educação para o trânsito: Contribuições do ensino de Ciências
Autor(es): Lima, Jairo do Carmo
Palavras-chave: Ensino de Ciências
Tráfego
Vias urbanas
Data do documento: 4-Dez-2019
Resumo: O trânsito de pedestres e de veículos automotivos vem sendo motivo de preocupação ao longo do século XIX com o aparecimento dos primeiros automóveis modernos e ascensão destes, a partir do século XX. Neste contexto, a educação para o trânsito surge como um instrumento educacional voltado a amenizar os problemas causados pela irresponsabilidade no trânsito, dentre outros fatores. Por essa razão faz-se necessário agregar o Ensino da Educação para o Trânsito ao currículo escolar, uma vez que, o conhecimento adquirido pelos estudantes ultrapassou as fronteiras, chegando à comunidade de maneira gradativa e eficiente. Desta forma, este trabalho tem o objetivo de analisar o nível de engajamento dos professores de Ciências do 8º e 9º anos do ensino fundamental em relação à educação para o trânsito e propor uma reflexão sobre a importância da educação direcionada à prevenção de acidentes viários, incorporando de vez esse tema em sala de aula. O estudo trata-se de uma pesquisa descritiva explicativa e os procedimentos metodológicos envolveram a aplicação de questionário com questões objetivas. Os resultados, permitiram enxergar melhor a realidade da educação para o trânsito e pode-se entender as dificuldades dos professores de ciências em trabalhar a problemática como tema transversal na escola.
Descrição: LIMA, J. do C. Educação para o trânsito: Contribuições do ensino de Ciências. 2019. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24683
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jairo do Carmo Lima.pdfPDF - Jairo do Carmo Lima423.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.