Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24684
Título: Análise dos aspectos pessoais e sociais relacionados ao Diabetes mellitus tipo 1: Estudo de caso
Autor(es): Costa, Giuliana de Lima
Palavras-chave: Diabetes mellitus
Enfermeiro
Ajustamento social
Data do documento: 17-Set-2019
Resumo: Introdução: O Diabetes Mellitus é uma patologia na qual o pâncreas não produz adequadamente a insulina ou sua utilização não é eficiente, gerando como principal consequência a hiperglicemia. O tipo 1 foi o focado neste trabalho. Este se desenvolve após a destruição das células B do pâncreas cujo único tratamento é por meio da insulinoterapia. O interesse pela temática surgiu através das experiências diárias enquanto paciente diabética e por observar o foco dos profissionais nos aspectos fisiopatológicos. Objetivo: Relatar a experiência do paciente diabético quanto aos aspectos pessoais e sociais e suas formas de enfrentamento. Como objetivos específicos buscou-se avaliar o autocuidado no tratamento, identificar como a alimentação e a prática de atividades físicas afetavam o controle glicêmico e investigar os aspectos pessoais e sociais relacionados a auto aceitação do paciente. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa através de um estudo de caso, sendo realizado em Campina Grande com uma paciente jovem de 21 anos. O instrumento utilizado foi um questionário elaborado com questões objetivas e subjetivas. A coleta de dados foi realizada no período de julho de 2019 e a análise de dados foi realizada em agosto de 2019. Resultados e discussão: Foram encontradas 8 categorias: Dieta variada e supervisionada de acordo com a patologia, Importância do cálculo de carboidratos, Não disponibilidade de uma dieta adequada fora do domicílio, Não prática de atividade física, O receio ao tratamento em público pela falta de conhecimento de determinadas pessoas quanto à doença e tratamento, A tecnologia no auxílio do tratamento, Não entendimento das pessoas em relação a patologia, Dificuldade de adaptação quanto ao diagnóstico. Considerações finais: Avaliou-se a doença e além do aspecto físico, também afeta as relações pessoais, observando-se na pesquisa a presença do sentimento de revolta e frustação por ter a doença, e sociais da participante como a vergonha de ter que falar sobre a patologia, de ter que tomar a medicação na frente dos colegas. Também observou-se quais são os mecanismos de enfrentamento como a conversa com as pessoas de seu convívio atentando-lhes o desconforto de falar constantemente sobre o Diabetes, além do uso de aplicativos para contagem de carboidratos e controle glicêmico. Pretende-se com este trabalho contribuir para que outros pacientes diabéticos tenham a oportunidade para relatar as suas dificuldades no convívio com a patologia e para que os profissionais saibam conduzi-los a melhor resposta.
Descrição: COSTA, G. de L. Análise dos aspectos pessoais e sociais relacionados ao Diabetes mellitus tipo 1: Estudo de caso. 2019. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24684
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Giuliana de Lima Costa.pdfPDF - Giuliana de Lima Costa687.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.