Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24690
Título: O celular como ferramenta de auxílio no processo de ensino aprendizagem nas aulas de Química
Autor(es): Tranquilino, Izabela Gonçalves
Palavras-chave: Celular
Recursos didáticos
Ensino de Química
Data do documento: 6-Dez-2019
Resumo: O presente trabalho trouxe a discussão para a utilização de tecnologias em sala de aula, mais especificamente voltado a aparelhos móveis. O celular é uma ferramenta que está muito presente no cotidiano rotineiro dos alunos, isso porque apresenta meios que permitem a realização de várias funções, estas, muitas vezes podem ser aproveitadas em sala. Essa utilização assim como outra metodologia necessita de muito planejamento onde o professor precisa ficar atento aos possíveis contratempos que posam aparecer, pois, é um método didático que divide muito as opiniões de professores de escolas básicas, com justificativa que distrai os alunos do conteúdo que está sendo estudado. O ensino apresenta muitas dificuldades, principalmente com relação a estrutura, interesse dos alunos e tempo de aula, quando voltado para o ensino de química, essas dificuldades aumentam, pois, como é uma ciência onde o interesse é muito despertado visualmente, na falta de laboratórios, é necessário realizar uma adaptação que permita utilizar didáticas distintas que atendam a essas dificuldades. Desta forma, essa pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de realizar um estudo descritivo no âmbito qualitativo sobre como o celular pode ser utilizado em sala de aula, fazendo uso de uma sequência didática para o conteúdo de termoquímica onde a ferramenta de auxilio principal foi o celular, sendo usado para reproduzir, slides, vídeos, textos e imagens. Os resultados foram obtidos através da aplicação de questionários, e a aprendizagem dos alunos foi avaliada utilizando o software Kahoot, também desenvolvido com o celular. Os resultados encontrados foram satisfatórios, os alunos apresentaram um aumento no interesse e na participação em sala, demostrando através de críticas e relações cotidianas seu ponto de vista do conteúdo estudado.
Descrição: TRANQUILINO, I. G. O cecular como ferramenta de auxílio no processo de ensino aprendizagem nas aulas de Química. 2019. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24690
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Izabela Gonçalves Tranquilino.pdfPDF - Izabela Gonçalves Tranquilino1.68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.