Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24700
Título: Esportes paralímpicos na escola: Possibilidades para o trato pedagógico
Autor(es): Mendes, Gustavo Igor Menezes
Palavras-chave: Esporte Paralímpico
Estágio supervisionado
Inclusão social
Educação física escolar
Data do documento: 5-Dez-2019
Resumo: O trato do esporte na escola pode e deve está entrelaçado à construção de valores como solidariedade, ética, dentre outros.Sendo um canal para a modificação do conhecimento do e pelo corpo. Neste cenário, o Esporte Paralímpico é elencado como um segmento importante para que seja estabelecido diálogos sobre as problemáticas sociais, as questões de igualdade, de condições físicas e de adaptação social, porém, ainda é pouco trabalhado na Educação Física escolar. O objetivo do presente trabalho é apresentar possibilidades pedagógicas aos professores de Educação Física escolar, destacando as potencialides e fragilidades da experiência, a partir da descrição da vivência com o ensino de esportes paralímpicos. Este trabalho trata-se de um relato de experiência vivenciado no estágio supervisionado IV do curso de licenciatura em Educação Física, envolvendo cerca de 20 alunos do ensino básico. Para estudo e discussão dos dados, contamos com o relatório dos estágio e caderno de campo com observação dos participantes, foi possível constatar a visão que os alunos tem em relação ao corpo da pessoa com deficiência.Como resultados ainda foi possível concluir a importância do planejamento, do uso da tecnologia como ferramenta metodológica, da exposição de informações por parte de profissionais que trabalham com determinada deficiência, além de constatar a importância do professor de Educação Física em todo esse processo, utilizando de metodologias e vivências que proporcionam esclarecimento sobre as diferenças, sendo dessa forma mediador no processo de apredizagem inclusivo que o Esporte Paralímpico oferece.
Descrição: MENDES, G. I. M. Esportes paralímpicos na escola: Possibilidades para o trato pedagógico. 2019. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24700
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gustavo Igor Menezes Mendes.pdfPDF - Gustavo Igor Menezes Mendes3.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.