Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24701
Título: Libras: Conhecimento de graduandos em saúde
Autor(es): Macêdo, Dayane Laís Araújo Silva
Palavras-chave: Enfermagem
Surdez
Saúde
Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS
Data do documento: 2-Dez-2019
Resumo: A dificuldade de comunicação da equipe de saúde com a comunidade surda é um problema que pode refletir a lacuna na formação e/ou inexistência de atividades de educação permanente nos serviços de saúde. O estudo teve como objetivo avaliar o conhecimento da Libras de graduandos dos cursos da área da saúde da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, Campus I. Enquanto pesquisa quantitativa, a população do estudo foi composta por 79 graduandos da área da saúde, concluintes no semestre 2019.2. A coleta de dados ocorreu mediante a aplicação de um questionário composto por 13 questões objetivas, com os discentes regularmente matriculados no último período letivo da graduação. Os dados foram analisados de forma descritiva, usando as frequências absoluta e relativa, apresentados na forma de gráficos e tabelas. Os 79 (100%) graduandos souberam definir teoricamente o que é a Libras, porém apenas três (3,8%) falam Libras e 22 (27,8%) falam um pouco. O componente curricular Libras está presente em apenas três dos cinco cursos, sendo na modalidade optativa em todos eles. Da amostragem 13 (16,6%) dos graduandos informaram ter aprendido Libras durante a graduação, 64 (81%) acreditam que os profissionais dos serviços devem ser capazes de comunicarem-se com os surdos em Libras. Quatro (5,1%) graduandos sentem-se preparados para prestarem assistência de saúde à pessoa surda. Evidenciou-se que, os graduandos da saúde não possuem conhecimento satisfatório da Libras, para que a assistência prestada a pessoa surda seja eficaz.
Descrição: MACÊDO, D. L. A. S. Libras: Conhecimento de graduandos em saúde. 2019. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24701
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Dayane Laís Araújo Silva Macêdo.pdfPDF - Dayane Laís Araújo Silva Macêdo559.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.