Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24703
Título: A Enfermagem e o cuidar em saúde mental: Relato de experiência
Autor(es): Costa, Regina Eduarda Celestino
Palavras-chave: Enfermagem
Saúde mental
Atividade terapêutica
Data do documento: 29-Nov-2019
Resumo: Introdução: Este artigo, relata a experiência sobre o cuidado de enfermagem em saúde mental e a importância do desenvolvimento do planejamento das atividades terapêuticas realizadas com os usuários que possuem algum transtorno mental. Objetivo: Descrever a experiência vivenciada por uma acadêmica do curso de enfermagem da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, durante o estágio extracurricular. Metodologia: Estudo descritivo na modalidade Relato de Experiência das atividades exercidas por uma acadêmica do curso de enfermagem da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB durante o estágio extracurricular desenvolvido no período de abril a outubro de 2019 em hospital de referência para Saúde Mental em município de grande porte da Paraíba. Relato: Através da elaboração de um plano de ações, foram desenvolvidas atividades terapêuticas visando a diminuição do estresse causado pelo internamento e a interação entre os usuários e a equipe, melhorando a confiabilidade e segurança no trabalho realizado, onde por meio dessa experiência compartilhada, o sujeito tinha liberdade para se comunicar e se expressar e adquirir novos conhecimentos. Considerações Finais: O estágio extracurricular se torna fundamental, pois proporciona o acompanhamento da rotina do serviço, bem como a ampliação do conhecimento e a realização de procedimentos técnicos. Tendo em vista a complexidade que envolve o processo de assistência de enfermagem em saúde mental, como resultado, verificou-se a importância e a necessidade da criação de um planejamento para que as atividades sejam desenvolvidas, e assim proporcionem o verdadeiro sentido terapêutico.
Descrição: COSTA, R. E. C. A Enfermagem e o cuidar em saúde mental: Relato de experiência. 2019. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24703
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Regina Eduarda Celestino Costa.pdfPDF - Regina Eduarda Celestino Costa342.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.