Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24708
Título: Diabetes Mellitus tipo I: Dificuldades de adolescentes na adesão ao tratamento
Autor(es): Ferreira, Kátia Cristina Barbosa
Palavras-chave: Diabetes mellitus
Saúde do adolescente
Serviços de saúde
Adesão ao tratamento
Data do documento: 14-Nov-2019
Resumo: Objetivo: identificar quais as dificuldades que os adolescentes com Diabetes mellitus tipo I podem apresentar que comprometam a adesão ao tratamento. Metodologia: estudo exploratório e descritivo com abordagem quantitativa e qualitativa realizado na cidade de Campina Grande- PB, no período de março a junho de 2019, desenvolvido no setor de endocrinologia de um Hospital Universitário. Para a coleta dos dados utilizou-se um formulário composto por questões objetivas e subjetivas. Os dados quantitativos foram analisados utilizando o software Statistical Package for the Social Science (SPSS) for Windows, versão 22.0 com estatística descritiva e os dados qualitativos foi utilizado a análise de conteúdo (Bardin, 2011). Resultados e discussão: a maioria dos adolescentes são do sexo masculino (58,6%), com fundamental incompleto (60%) e renda familiar de até um salário mínimo (78,5%). O acompanhamento do DMI era realizado pela maior parte dos participantes (94,3%). Os adolescentes apresentaram peso normal (55,1%), porém foi identificado adolescentes abaixo do peso (34,8%) e obesos (10,1%). Conclusão: Entre as dificuldades referidas pelos adolescentes que podem interferir no tratamento identificou-se a dificuldade no controle da alimentação e, consequentemente, da glicemia e a falta de instrução quanto a contagem de carboidratos. Essas dificuldades podem favorecer diretamente para a não adesão ao tratamento do DM1. Neste sentido, ações multidisciplinares são de extrema importância para o controle e adesão ao tratamento da doença.
Descrição: FERREIRA, K. C. B. Diabetes Mellitus tipo I: Dificuldades de adolescentes na adesão ao tratamento. 2019. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24708
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Kátia Cristina Barbosa Ferreira.pdfPDF - Kátia Cristina Barbosa Ferreira824.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.