Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24713
Título: Prevalência de dor em corredores de rua
Autor(es): Filgueira, Anna Kellssya Leite
Palavras-chave: Dor
Corrida de rua
Fisioterapia
Data do documento: 25-Nov-2019
Resumo: A corrida de rua, por se tratar de um esporte democrático, acessível, de fácil prática e baixo custo, tem se transformado em umas das modalidades que mais cresce em número de adeptos, sendo considerado fenômeno sociocultural contemporâneo. Apesar dos visíveis ganhos físicos, psicológicos e socioeconômicos, proporcionados por esse esporte, existem evidências de que atividades exaustivas, sem orientação adequada e prática incorreta, podem induzir lesões musculoesqueléticas. Nessa perspectiva, o objetivo dessa pesquisa foi analisar a prevalência de dor em corredores de rua. A pesquisa trata-se de um estudo transversal descritivo, com abordagem quantitativa, desenvolvida no Laboratório de Motricidade Humana e Neurociências (LAMHNEC). O público-alvo consistiu em indivíduos corredores de rua da cidade de Campina Grande – PB. A amostra foi do tipo não probabilística, por intenção. Para a coleta de dados foi utilizado um formulário semiestruturado e dois questionários da dor: Inventário Breve de Dor - forma reduzida (Brief Pain Inventory - BPI) e Questionário McGill de Dor (McGill Pain Questionnaire - MPQ). Os dados coletados foram analisados e interpretados, utilizando-se estatística descritiva. A amostra foi composta por 22 corredores de rua, amadores, com média de idade de 32,81 (± 11,17) anos, sendo, em sua predominância, do sexo masculino (63,6%). Os indivíduos eram praticantes da modalidade há, no mínimo, três meses. Todos os corredores apresentaram algum tipo de dor, seja de origem musculoesquelética ou visceral. A maior incidência encontrada foi na região do joelho (47,6%). O estudo evidenciou que todos os corredores de rua investigados apresentaram alguma queixa de dor, com maior prevalência em membros inferiores e na coluna lombar.
Descrição: FILGUEIRA, A. K. L. Prevalência de dor em corredores de rua. 2019. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24713
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Anna Kellssya Leite Filgueira.pdfPDF - Anna Kellssya Leite Filgueira849.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.