Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24714
Título: Impacto do uso do videogame ativo na capacidade vital forçada e no volume expiratório forçado no 1º segundo em adolescentes escolares com excesso de peso
Autor(es): Marques, Gabrielle Sousa
Palavras-chave: Função pulmonar
Obesidade
Adolescentes
Volume expiratório forçado
Data do documento: 30-Out-2019
Resumo: Introdução: Os maus hábitos alimentares e o sedentarismo estão contribuindo para o aumento nos níveis de sobrepeso e obesidade na adolescência, impactando negativamente órgãos e sistemas como, por exemplo, o respiratório, alterando sua fisiologia, levando a um comprometimento pulmonar pela diminuição da complacência respiratória que modifica a mecânica ventilatória, os volumes e as capacidades pulmonares, sendo assim importante incentivar a prática de atividade física nessa faixa etária, através de alternativas modernas como o vídeo game ativo. Objetivo: avaliar o impacto do videogame ativo na capacidade vital forçada e no volume expiratório forçado do 1º segundo em adolescentes com excesso de peso. Metodologia: estudo de intervenção randomizado com dois grupos de comparação: GC – grupo controle (sem intervenção) e GE - grupo experimental (50 minutos de exercício, três vezes por semana, durante oito semanas). Foram avaliados 73 adolescentes entre 10 e 16 anos (36 no GC e 37 no GE), com sobrepeso ou obesidade, matriculados em duas escolas públicas de Campina Grande-PB (sendo uma para o GC e outra para o GE). O exercício foi realizado com auxílio do exergame, plataforma XBOX 360, com acessório Kinect (Microsoft®) e o Just Dance (2016-2018) foi o jogo selecionado. Foi aplicado um formulário para levantamento das informações socioeconômicas, demográficas e relativas ao estilo de vida (nível de atividade física e sedentarismo), realizada antropometria e a espirometria como teste de função pulmonar. As análises estatísticas foram realizadas no SPSS 22.0. Foi adotado nível de significância de 5% e para as categorias de função pulmonar utilizou 80% do valor predito como corte de normalidade. Resultados e discussões: Ao analisar as variáveis de função pulmonar antes e após a intervenção do grupo experimental, verificou-se que o videogame ativo não obteve um impacto significativo na capacidade vital forçada (p=1,00), como também, não houve alterações dos volumes expiratórios forçados do 1º segundo (p=1,000). A diferença entre os dados sociodemográficas entre os grupos se deu apenas pela predominância do sexo feminina no GE (62,5%). Conclusão: Não houve um efeito significativo do videogame ativo sobre a capacidade vital e os volumes pulmonares dos adolescentes, sendo necessárias novas pesquisas com um número maior de participantes e por um tempo de intervenção mais prolongado.
Descrição: MARQUES, G. S. Impacto do uso do videogame ativo na capacidade vital forçada e no volume expiratório forçado no 1º segundo em adolescentes escolares com excesso de peso. 2019. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24714
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gabrielle Sousa Marques.pdfPDF - Gabrielle Sousa Marques1.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.