Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24715
Título: Comparação entre a Equação de Friedewald e a Fórmula de Martin para estimular os níveis de colesterol de lipoproteína de baixa densidade a partir do perfil lipídico padrão
Autor(es): Araújo, Gisele Jacinto de
Palavras-chave: Perfil lipídico
Lipoproteínas
Doença cardiovascular
Data do documento: 30-Out-2019
Resumo: O colesterol plasmático elevado é um dos principais fatores de risco modificáveis para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. A elevada concentração de LDL-c tem sido considerada como fator de risco independente para o desenvolvimento da aterosclerose. O presente estudo tem como objetivo avaliar os níveis de LDL-colesterol (LDL-c) de acordo com a fórmula de Martin e da equação de Friedewald a partir do perfil lipídico padrão e a concordância entre esses critérios, em indivíduos assistidos no laboratório de análises clínicas (LAC) da UEPB. A pesquisa foi do tipo transversal, documental, descritiva e analítica. O estudo foi realizado de acordo com os aspectos éticos e legais da Resolução 466/12 CNS/MS, no qual era realizado entrevista, avaliação dos índices antropométricos e pressóricos e avaliação laboratorial. Os dados foram avaliados estatisticamente através do programa: IBM SPSS na versão 23. A amostra foi constituída por 197 participantes de ambos os gêneros (78,2% mulheres) idade superior a 30 anos, com predominância da população idosa (67,5%), hipertensos (85,3%), diabéticos (47,2%). A diferença entre as percentagens obtidos pelos cálculos do LDL-c (Friedewald) e LDL-c(Martin) para indivíduos com LDL-c alterado (37,6% x 41,6%) foi maior que quando o LDL-c estava normal (59,4 % x 58,4%). A concordância entre o LDL c(Friedwald) e LDL-c(Martin) foi tida como boa (89,0%). Foi observada associação significativa entre a diabetes mellitus e classificação do LDL-c (Friedewald) (0,016) e o LDL-c(Martin) (0,012). Quando comparadas a equação de Friedewald e a fórmula de Martin relacionados aos diferentes níveis de triglicerídeos observou-se que TG <150mg/dL a diferença é bem pequena (120,0 mg/dL x 120,5 mg/dL ), já para TG > 400 mg/dL (63,7 mg/dL x 102,6 mg/dL) a diferença entre as médias é maior . Observou-se que a equação de Friedewald e a fórmula de Martin apresentam diferenças em suas estimativas. A fórmula de Martin é uma boa opção para os laboratórios de análises clínicas visto a importância do LDL-c para a terapia e prevenção de doenças cardiovasculares pois são necessários resultados mais fidedignos.
Descrição: ARAÚJO, G. J. de. Comparação entre a Equação de Friedewald e a Fórmula de Martin para estimular os níveis de colesterol de lipoproteína de baixa densidade a partir do perfil lipídico padrão. 2019. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24715
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gisele Jacinto de Araújo.pdfPDF - Gisele Jacinto de Araújo1.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.