Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24716
Título: Dependência à nicotina: Craving entre tabagistas em recuperação
Autor(es): Cabral, Matheus Vinícius Nascimento
Palavras-chave: Nicotina
Tabaco
Tabagismo
Data do documento: 9-Out-2019
Resumo: O tabagismo inicia-se devido a vários fatores, dentre eles, estão o fácil acesso, o baixo custo e durante longos anos, a interferência da mídia proporcionando apenas o lado positivo do uso do tabaco. Estima-se que, seja culpado por 45% dos óbitos por enfarto do miocárdio, 25% das mortes por doença cerebrovascular e 30% das provocadas por câncer. No Brasil, a prevalência de tabagismo na população adulta diminuiu ao longo das últimas décadas. A presente intervenção social objetivou-se refletir acerca da dependência á nicotina no tocante ao craving entre tabagistas em recuperação. Utilizou-se da metodologia do tipo aprendizagem, baseada em problemas com 122 tabagistas, em tratamento por equipe multidisciplinar no Hospital Universitário Alcides Carneiro da Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, no período de fevereiro de 2019 a julho de 2019. No primeiro momento foi realizado o levantamento de informações sociais dos assistidos, onde foram buscadas informações sociais do tabagista de acordo com o Método Dáder de Seguimento Farmacoterapêutico. No segundo momento, realizou-se perguntas relacionadas a história tabágica de cada paciente, dentre elas, abordou-se as situações do dia a dia em que o cigarro está associado, quais e quantos são os gatilhos que conduzem esses tabagistas a sentirem vontade de fumar. Por último, foi realizado o aconselhamento em saúde. Os resultados mostram que a maioria dos tabagistas atendidos pelo Programa Multidisciplinar de Tratamento de Tabagista (PMTT) era do sexo feminino, na faixa etária de 46 a 60 anos, baixo grau de escolaridade e baixa renda mensal. Com relação aos gatilhos, 61,47% dos tabagistas citaram que possuíam cinco ou mais deles relacionados ao ato de fumar, seguidos por 4 gatilhos, com 19,67%. A relação do tabagismo com a ansiedade é a mais relatada, sendo citada por 90.16% dos pacientes. Quando se observava pacientes com grandes dificuldades para cessar o fumo, realizava-se medidas que buscavam amenizar a situação sofrida por eles. Dada a importância do tema, torna-se necessário o apoio e desenvolvimento de diversas iniciativas de tratamento a tabagistas, bem como a efetividade das políticas públicas de controle do tabagismo.
Descrição: CABRAL, M. V. N. Dependência à nicotina: Craving entre tabagistas em recuperação. 2019. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24716
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Matheus Vinícius Nascimento Cabral.pdfPDF - Matheus Vinícius Nascimento Cabral375.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.