Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24724
Título: Educação na terceira idade: A inserção do idoso no ensino superior
Autor(es): Benevides, Anne Caroline Nunes
Palavras-chave: Idoso
Ensino Superior
Educação de Jovens e Adultos - EJA
Universidade Aberta à Maturidade - UAMA
Data do documento: 25-Nov-2019
Resumo: Os números acerca da velhice não param de expandir, em todo o mundo é notório o aumento acentuado de indivíduos que possuem idade acima de 60 anos. Com base neste contexto atual acerca da velhice se faz necessário discorrer formas de cultivar a qualidade e oportunizar a presença do idoso no âmbito educacional. Desta forma, o referido trabalho busca discutir a presença da terceira idade em instituições escolares, de forma especifica refletir a respeito da inserção do idoso no nível superior e a relevância desse ensino como continuação da sua vida acadêmica. A metodologia empregada é de cunho bibliográfico, onde se fez necessário consultar e localizar diferentes elementos de informação escrita. Inicialmente foi definido o tema, que retrata a educação na terceira idade, dando maior ênfase a presença do idoso no ensino superior. Para o levantamento bibliográfico utilizou-se fontes que tratam acerca do processo de envelhecimento, da Educação de Jovens e Adultos, Universidade Aberta à Terceira Idade, bem como, sobre a Educação Superior e a presença do idoso nos cursos de graduação. Por fim, pode-se concluir que a educação é um importante meio de transformação, que cria possibilidades únicas para a formação de um corpo social crítico, na medida em que, o contato com o saber pode contribuir para o pensamento reflexivo do idoso, trazendo autonomia, poder de decisão e participação na sociedade.
Descrição: BENEVIDES, A. C. N. Educação na terceira idade: A inserção do idoso no ensino superior. 2019. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24724
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Anne Caroline Nunes Benevides.pdfPDF - Anne Caroline Nunes Benevides388.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.