Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24725
Título: Riscos cardíacos em policiais militares: Estudo da relação cintura quadril
Autor(es): Silva, Adjanil Júnior Andrade da
Palavras-chave: Coronariopatias
Policiais militares
Atividade física
Doenças cardiovasculares
Data do documento: 21-Nov-2019
Resumo: Sabe-se que a prática de exercícios físicos é de enorme importância para uma vida saudável. A prática regular de atividade física traz bem-estar físico e mental, além de contribuir para o bom funcionamento do coração. Nos dias atuais, nota-se um grande aumento de incidências de doenças coronarianas no ser humano, isso se dá em decorrência do tipo de vida adotado por cada pessoa, ou seja, uma vida sedentária provocará um aumento considerável em relação a doenças cardiovasculares. Desta forma, o objetivo geral do estudo foi analisar os riscos de Policiais Militares desenvolverem doenças coronarianas, observados através da relação cintura quadril. Para isso foi realizada o estudo com 32 Policiais militares da 4° Companhia do 10° Batalhão de Policia Militar, que está situado na cidade de Campina grande, no Estado da Paraíba. O estudo utilizou variáveis antropométricas acrescido da aplicação de um questionário de Nível de Atividade Física-IPAQ. Foram incluídos no estudo policiais voluntários de ambos os sexos que pertenciam a 4° Companhia do 10° Batalhão. Foram excluídos aqueles que se recusarem em participar e não assinarem o TCLE. Pode-se concluir com a pesquisa que 74% dos Policiais militares fazem algum tipo de atividade física, porém nenhum a faz no quartel e sim fora da unidade. Já em relação aos níveis de riscos cardíacos, a referida pesquisa nos mostra uma assustadora realidade que é vivida na instituição, pois 85% dos nossos policiais analisados tem algum tipo de risco de desenvolver doenças coronarianas. Ainda, é importante ressaltar a importância da efetivação da atividade física como uma Política Institucional na Polícia Militar da Paraíba.
Descrição: SILVA, A. J. A. da. Riscos cardíacos em policiais militares: Estudo da relação cintura quadril. 2019. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24725
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Adjanil Júnior Andrade da Silva.pdfPDF - Adjanil Júnior Andrade da Silva627.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.