Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24731
Título: Processo de construção identitária de corpos transgênero: Diálogos com o vivido na educação física escolar
Autor(es): Silva, William Dias
Palavras-chave: Corpo
Construção de identidade
Sexualidade
Educação física escolar
Data do documento: 7-Dez-2018
Resumo: A escola precisa ser um ambiente onde alunos e alunas se sintam incluídos/as e acolhidos/ as a despeito de suas características físicas, posicionamentos políticos, religiosos e claro das identidades sexuais e de gênero. Nesse sentido, o corpo e as práticas corporais devem ser abordadas a partir dos discursos nas aulas de Educação Física escolar, Dessa forma, a pesquisa apresenta as seguintes questões: De que forma a escola e especialmente o professor de Educação Física trataram corpos transgêneros, gays efeminados e lésbicas masculinizadas? De que forma as experiências vividas nas aulas de Educação Física contribuíram para o fortalecimento do heterossexualismo como normativa social? Quais aspectos são revelados pelas histórias de vida que apontam para um fazer pedagógico na Educação Física escolar? Como os adultos de hoje, ex-alunos, que não estavam enquadrados na lógica do sexo biológico como determinante das identidades de gênero e sexual, se percebiam nas aulas de Educação Física? Como eles(as) se sentiam percebidos(as) pela comunidade escolar? E ainda, quais as repercussões das situações vivenciadas por eles na vida de cada um hoje? Os objetivos da pesquisa são: 1. conhecer, compreender e refletir sobre histórias de vida de ex-alunos(as) transgêneros, gays efeminados e lésbicas masculinizadas a partir do cotidiano escolar e, especialmente nas aulas de Educação Física no processo de construção identitária; 2. identificar e refletir sobre a percepção de si e a do outro na escola, bem como situações e lembranças marcantes nas aulas de Educação Física no processo de construção de identidades; 3. apresentar apontamentos pedagógicos a partir de histórias de vida que possam contribuir para o trato das práticas corporais, bem como, orientar ao acolhimento de alunos(a) que fogem ao padrão de gênero e sexualidade, especialmente nas aulas de Educação Física. A pesquisa é de natureza qualitativa do tipo história oral de vida. Será utilizada a entrevista semi-estruturada e com base em Meihy (1996), o depoimento do(a) entrevistado(a) não deve ser questionado, a sua fala é consequência da forma como ele(a) percebeu as os acontecimentos abordados na entrevista. A partir do estudo será produzido um documentário com as histórias de vida de pessoas transgêneros, gays efeminados e lésbicas masculinizadas no cotidiano das aulas de Educação Física. Esse material midiático poderá ser um importante estratégia para a reflexão sobre as temáticas destacadas no âmbito da escola, podendo ser compartilhada em reuniões pedagógicas, material didático para capacitação de professores da educação básica e superior.
Descrição: SILVA, W. D. Processo de construção identitária de corpos transgênero: Diálogos com o vivido na educação física escolar. 2018. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24731
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - William Dias Silva.pdfPDF - William Dias Silva1.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.