Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24734
Título: Catálogo da subtribo timeparthenina (Coleoptera, Staphylinidae) e seus hospedeiros, com notas de localidade e biologia dos cupins
Autor(es): Moreira, Igor Eloi
Palavras-chave: Térmitas
Cupins
Besouros
Termitofilia
Data do documento: 20-Jun-2019
Resumo: Uma das maiores e mais especializadas famílias de besouros, Staphylinidae, é reconhecida por ter membros altamente especializados na invasão dos ninhos de cupins (isópteros). Ao invadir essas colônias, o besouro se beneficia de toda a proteção e recursos alimentares que os cupins desfrutam. Dentre os estafilinídeos termitófilos, os corotocineos são os mais especializados. A eles se restringe a curiosa capacidade de mimetizar morfologicamente as rainhas de cupins, característica típica dos besouros timepartheninos. Este é o primeiro catálogo taxonômico referente aos insetos dessa subtribo. Em adição, provemos também informações sobre a biologia dos hospedeiros.
Descrição: MOREIRA, I. E. Catálogo da subtribo timeparthenina (Coleoptera, Staphylinidae) e seus hospedeiros, com notas de localidade e biologia dos cupins. 2019. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24734
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Igor Eloi Moreira.pdfPDF - Igor Eloi Moreira97.84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.