Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24747
Título: Estudo taxonômico de capparaceae juss. para a Paraíba - Brasil
Autor(es): Silva, Eduardo de Souza
Palavras-chave: Mata Atlântica
Diversidade taxônomica
Caatinga
Brassicales
Data do documento: 22-Fev-2019
Resumo: Este trabalho engloba o estudo taxonômico de Capparaceae Juss. para o estado da Paraíba, Nordeste brasileiro. Para a obtenção de espécimes em estado reprodutivo, foram realizadas coletas mensais entre Janeiro e Dezembro/2018, abrangendo as principais mesorregiões paraibanas. O material obtido foi herborizado e incorporado ao acervo do Herbário Manuel de Arruda Câmara (HACAM), Campus I, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Também foram analisadas exsicatas dos herbários paraibanos e do Herbário Virtual da Flora e dos Fungos (Reflora) na plataforma do Specieslink e norte-americanos (MO e NY). As identificações foram fundamentadas na literatura especializada para a família. Na área de estudo, foram registrados cinco gêneros e seis espécies: Capparidastrum (DC.) Hutch. (01 sp.), Colicodendron Mart. (01 sp.), Crateva L. (01 sp.), Cynophalla (DC.) J. Presl. (02 spp.) e Neocalyptrocalyx Hutch. (01 sp.), sendo que o gênero Colicodendron foi registrado pela primeira vez para a flora paraibana. O tratamento inclui uma chave para a identificação das espécies, descrições taxonômicas, comentários sobre afinidades taxonômicas fundamentadas em características morfológicas, dados de distribuição, floração e/ou frutificação, além de imagens e estampas contendo os principais caracteres diagnósticos das espécies encontradas.
Descrição: SILVA, E. de S. Estudo taxonômico de capparaceae juss. Para a Paraíba - Brasil. 2019. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24747
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Eduardo de Souza Silva.pdfPDF - Eduardo de Souza Silva1.73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.