Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24753
Título: Ferramentas convencionais e etnopedológicas na avaliação da saúde de solos agrícolas no cariri paraibano
Autor(es): Carneiro, Antônio Marques
Palavras-chave: Qualidade do solo
Etnopedologia
Atributos biológicos
Solos agrícolas
Data do documento: 18-Nov-2019
Resumo: A etnopedologia combina as ciências naturais e sociais, focando suas relações nas teorias locais sobre a dinâmica do solo e suas propriedades. Objetivou-se com este trabalho relacionar ferramentas convencionais e etnopedológicas no monitoramento da saúde/fertilidade de solos agrícolas no Cariri Paraibano, onde foram efetuadas coletas de amostras de solo em diferentes áreas de cultivo ou estágios de degradação de três propriedades agrícolas em processo de transição agroecológica. As amostras foram preparadas para a cromatografia de Pfeiffer, e análise química. Por meio de ferramentas participativas, uma atividade de avaliação da qualidade do solo foi realizada para inferir na visão dos agricultores as diferenças existentes na qualidade da saúde do solo das propriedades no período anterior e posterior a transição agroecológica, bem como, um roteiro de perguntas semiestruturado para entrevistar os agricultores a cerca do seu histórico de vida, e vivência com a agroecologia. Os resultados mostraram boas revelações dos cromas nas três propriedades, que permitiram inferir diferenças e similaridades das áreas comparadas. O Gráfico oriundo da análise dos atributos do solo, indicou contraste ao período anterior ao manejo agroecológico e atual. A análise química convencional não apresentou diferenças na química do solo que chamassem a atenção para uma correção dos nutrientes do solo. As entrevistas ajudaram a compreender a base do conhecimento agrícola dos proprietários bem como sua dinâmica para com a agroecologia, as dificuldades e os efeitos trazidos por esse manejo. As metodologias participativas, atreladas a Cromatografia de Pfeiffer têm grande relevância ao apresentar o estado geral do solo e o resultado do seu manejo, apontando os caminhos para recuperação deste ecossistema.
Descrição: CARNEIRO, A. M. Ferramentas convencionais e etnopedológicas na avaliação da saúde de solos agrícolas no cariri paraibano. 2019. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24753
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Antônio Marques Carneiro.pdfPDF - Antônio Marques Carneiro1.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.