Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24757
Título: Avaliação comparativa de dois sistemas de tratamento de esgoto para reúso agrícola no semiárido brasileiro
Autor(es): Filgueira, Anna Kellvya Leite
Palavras-chave: Reator UASB
Lagoa de polimento
Filtro anaeróbio
Tratamento de efluentes
Data do documento: 3-Dez-2019
Resumo: As crescentes preocupações com a escassez de água refletem a necessidade da criação de alternativas para um melhor aproveitamento desse recurso. Sendo a irrigação apontada como a atividade humana com maior demanda por água e principal responsável pelo déficit hídrico, a reutilização de efluentes domésticos tratados para fins agrícolas pode proporcionar benefícios econômicos e sustentáveis para determinadas regiões. Nessa perspectiva, o objetivo desse trabalho foi avaliar e comparar dois sistemas de tratamento de esgotos na produção de água para reúso agrícola no semiárido brasileiro. O presente trabalho relata a avaliação de dois sistemas de tratamento de efluentes, um compreendido por tanque séptico, filtro anaeróbio e lagoas de polimento, e outro por tanque séptico, reator UASB e lagoas de polimento. Foram realizadas análises físico-químicas e microbiológicas, pH, alcalinidade, nitrogênio amoniacal, DQO, fósforo total, sólidos suspensos e sólidos totais, turbidez, ovos de helmintos e E. coli. Os efluentes produzidos por ambos os sistemas de tratamento de esgotos apresentaram-se de acordo com os padrões previstos na legislação vigente, obtendo dessa forma, água de reúso segura do ponto de vista sanitário e com características de nutrientes.
Descrição: FILGUEIRA, A. K. L. Avaliação comparativa de dois sistemas de tratamento de esgoto para reúso agrícola no semiárido brasileiro. 2019. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24757
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Anna Kellvya Leite Filgueira.pdfPDF - Anna Kellvya Leite Filgueira721.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.