Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24759
Título: Quantificação de ivermectina em medicamentos veterinários por espectrofluorimetria associada a quimiometria
Autor(es): Alves, Vitor Dantas
Palavras-chave: Ivermectina oral
Espectrofluorimetria
Quimiometria
Medicamentos veterinários
Data do documento: 28-Nov-2019
Resumo: A ivermectina é um antihelmintico, do grupo das avermectinas, utilizado mundialmente em animais. Diferentemente dos medicamentos para uso humano, os medicamentos veterinários não dispõem de normas específicas para o controle de qualidade. A falta deste controle pode comprometer a saúde e o tratamento veterinário. Segundo órgãos regulamentadores, como a Farmacopéia Brasileira e a Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), recomendam métodos cromatográficos para quantificação de fármacos. Entretanto, essas metodologias são destrutivas, de custo elevado e experiência no manuseio do equipamento. Tendo em vista que a espectrofluorimetria é de baixo custo, não degrada as amostras e proporciona analises rápidas. O objetivo deste trabalho foi a construção de um modelo de quantificação de IVM em medicamentos veterinários sob a forma de comprimidos mastigáveis, utilizando espectroflurimetria como técnica analítica em conjunto a quimiometria. Amostras de IVM, padrão e comerciais, foram analisadas por espectrofluorimetria em uma faixa de 260 a 300 nm de excitação e 300 a 380 nm de emissão, selecionando a região de maior intensidade de sinal, com comprimentos de onda de excitação de 281 a 286 nm e de emissão de 310 a 360 Utilizando calibração multivariada de primeira ordem como Regressão por Mínimos Quadrados Parciais (PLS) e Regressão pelo método de Componentes Principais (PCR), além de tratamentos prévios, Variação Normal Padrão (SNV) e Savitzky-Golay (SG), para redução de ruídos instrumentais e interferentes. Comparando os modelos criados perante cada pré-tratamento, obtivemos o modelo de PCR, a 284 nm de excitação tratado por derivação de Savitzky-Golay, adequado diante as considerações feitas nos valores de RMSEC (0,492815), RMSECV (1,225903), R² (0,999029) e R²cv (0,993909). Levando em consideração a predição do método mostrou-se eficaz diante as amostras reais, com desvio de 0,5% da concentração de IVM nas amostras comerciais.
Descrição: ALVES, V. D. Quantificação de ivermectina em medicamentos veterinários por espectrofluorimetria associada a quimiometria. 2019. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24759
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vitor Dantas Alves.pdfPDF - Vitor Dantas Alves1.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.