Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24760
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraújo, Amanda Caroline Ferreira-
dc.date.accessioned2021-09-30T15:53:07Z-
dc.date.available2021-09-30T15:53:07Z-
dc.date.issued2019-11-28-
dc.identifier.otherCDD 372.8-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24760-
dc.descriptionARAÚJO, A. C. F. Trabalhando com atividades experimentais investigativas e problematizadoras no ensino de soluções na Educação Básica. 2019. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.pt_BR
dc.description.abstractA Química, é uma ciência desafiadora e que requer planejamento sistemático no processo de mediação do conhecimento e a experimentação é uma ferramenta que favorece o processo de ensino aprendizagem, já que possibilita a visualização de situações que estão presentes no cotidiano do aluno. Inserida ao ensino de química, é uma estratégia que pode romper com as dificuldades que os alunos apresentam em relação ao estudo da disciplina. Diante do exposto, a presente pesquisa teve como proposta elaborar e aplicar uma sequência didática sobre soluções químicas com a abordagem da experimentação problematizadora como recursos didáticos nas salas de aula. A presente pesquisa, de cunho qualitativo, foi realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Antônio Oliveira, situada no município de Campina Grande – PB. O público alvo foram 10 estudantes da turma do 2º ano do ensino médio. Também trata-se de um estudo de caso, já que um dos objetivos foi elaborar uma e avaliar uma proposta didática de ensino. O instrumento de coleta de dados foram questionários contendo questões objetivas e subjetivas. Os dados foram sistematizados e apresentados em quadros e tabelas, posteriormente discutidos e interpretados a luz do referencial teórico da área. Os resultados mostraram que a proposta didática foi bem aceita pelos alunos, sinalizando que favoreceu o processo de construção do conhecimento, mostrando 100% de aprovação no quesito de planejamento e aplicação das atividades experimentais para melhor compreensão do conteúdo. Portanto, é possível afirmar que a experimentação mostrou-se satisfatória para o processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de soluções químicas, também é possível considerar que houve motivação e despertou o interesse dos participantes da pesquisa para o estudo da disciplina de química.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Gilberlândio Nunes da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectSoluções químicaspt_BR
dc.subjectExperimentaçãopt_BR
dc.subjectProposta didáticapt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.titleTrabalhando com atividades experimentais investigativas e problematizadoras no ensino de soluções na Educação Básicapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Amanda Caroline Ferreira Araújo.pdfPDF - Amanda Caroline Ferreira Araújo933.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.