Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24765
Título: Cálculo de probabilidades no futebol: Uma aplicação no Campeonato Brasileiro de 2019
Autor(es): Silva, Pedro Augusto Ferreira da
Palavras-chave: Métodos de estimação
Futebol
Probabilidade
Data do documento: 5-Dez-2019
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo abordar alguns modelos de previsão em resultados de partidas de futebol, por meio de simulação, para o Campeonato Brasileiro de 2019, com o intuito de calcular a probabilidade de título dos times participantes em vencerem a competição, bem como utilizar análise de agrupamento para obter conclusões sobre times que se destacaram na competição. Na área futebolística, a Probabilidade e a Estatística são ferramentas que vêm ganhando muita importância para previsões de partidas, além de mostrar informações sobre os clubes de futebol aos torcedores. Neste sentido, os métodos de estimação Soma e Diferença e Log-Lineares são um dos métodos aplicados para tais previsões de maneira a se utilizar nas estimativas dos parâmetros associados aos métodos. No início do campeonato o Palmeiras e o Flamengo possuíam probabilidades consideradas de se consagrarem campeões. A cada rodada realizada, o Flamengo se destacou devido a diversos efeitos como a mudança de treinador durante o campeonato, consagrando o título da competição. Além disso, a grande disparidade entre esses dois times resultou na análise de agrupamento com a formação de 3 grupos, em que Flamengo e Palmeiras se destacaram dos demais clubes da competição, uma vez que tais equipes possuem um ótimo elenco e um excelente poder financeiro.
Descrição: SILVA, P. A. F. da. Cálculo de probabilidades no futebol: Uma aplicação no Campeonato Brasileiro de 2019. 2019. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24765
Aparece nas coleções:09 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Pedro Augusto Ferreira da Silva.pdfPDF - Pedro Augusto Ferreira da Silva845.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.