Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24766
Título: Potencial bactericida da atranorina sobre simbiontes intestinais de Constrictotermes cyphergaster (Termitidae, Nasutitermidae)
Autor(es): Rolim, Maria do Socorro Lacerda
Palavras-chave: Cupins
Simbiontes bacterianos
Atividade bactericida
Substância liquênica
Data do documento: 5-Dez-2018
Resumo: Os cupins apresentam uma dieta diversa, rica em polissacarídeos, cuja hidrólise é realizada por bactérias associadas ao seu trato intestinal. Um dos itens alimentares de Constrictotermes cyphergaster são os fungos liquenizados, os quais produzem cerca de 1050 substâncias liquênicas, como a atranorina, com comprovada atividade bactericida. Este estudo testou atuação dessa substância no desenvolvimento das bactérias intestinais de C. cyphergaster. Os tubos digestivos de 50 soldados e 50 operários foram extirpados, e seu conteúdo foi ressuspenso em água destilada estéril, posteriormente 100 µl dessa mistura foi inoculado sobre meio LB, em triplicatas. O DNA bacteriano foi amplificado usando os primers 27F e 1389R, sequenciado e posteriormente identificado no NCBI, com similaridade acima de 90%. A atranorina inibiu o crescimento de Bacillus flexus, B. thurigiensis, B. velezensis, B. pumilus, B. siamensis, B. simplex, B. cereus e Shinghomonas paucimobilis, com concentrações inibitórias mínimas (CIM) variando de 5,0 a 250 μg/ml. Houve diferença significativa entre as concentrações testadas em t0 (χ²=278,36; g.l =7. P<0.001) e t12 (χ²=205,73; g.l = 7. P<0.001), detectado por densidade ótica – Elisa. Verificou-se potencial atividade bactericida da atranorina com o tempo, principalmente sobre Gram-positivos, associando-se a ausência de membrana externa que confere maior resistência a antibiótico. A atividade bactericida da atranorina no presente estudo contribui para avanço acerca da compreensão do consumo de liquens por C. cyphergaster, abrangendo o conhecimento acerca do papel dessa substância no controle do crescimento de isolados bacterianos desse cupim, especialmente aqueles potencialmente patogênicos, o que em grande escala poderia acarretar grandes prejuízos à colônia.
Descrição: ROLIM, M. do S. L. Potencial bactericida da atranorina sobre simbiontes intestinais de Constrictotermes cyphergaster (Termitidae, Nasutitermidae). 2018. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24766
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria do Socorro Lacerda Rolim.pdfPDF - Maria do Socorro Lacerda Rolim1.42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.