Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24767
Título: Resgatando identidades regionais: O saber do vaqueiro sobre o tratamento de afecções decorrentes da “pega de boi”
Autor(es): Queiroz, Letícia Barbosa de
Palavras-chave: Etnografias
Vaquejadas
Tradição cultural
Identidade regional
Data do documento: 4-Dez-2019
Resumo: A figura do vaqueiro, cantada em verso e prosa, representa para além da tradição um ícone da conquista dos sertões nordestinos. Homem forte que desbravou as áridas terras e vegetação da caatinga, a procura do gado que se perdia nos sertões. Associada á figura do vaqueiro tem-se as competições de vaquejadas, práticas culturais destacadas na região Nordeste do Brasil, tais práticas se modificaram ao longo do tempo, contudo, o vaqueiro ainda representa esta identidade para a região. Considerando abordagens etnográficas, objetivou-se com este estudo identificar no saber de vaqueiros, que recursos foram e são normalmente utilizados para tratamento dos animais e dos próprios vaqueiros, quando estes sofrem lesões ao se exporem a vegetação xerófita e com espinhos. Utilizou-se a técnica de entrevistas abertas e livres, em que os atores sociais tiveram liberdade em expressar sua vida no campo, aplicando-se posteriormente um questionário com a finalidade de coletar dados sociais dos vaqueiros. Os resultados apresentados, revelaram que os vaqueiros têm um grande saber apreendido à medida que exercem seus ofícios e que fazem uso de plantas, animais e outros recursos para tratar suas lesões, bem como aquelas que acometem animais que se machucam durante a pega do boi. Entre as plantas mais citadas destacam-se: Mimosa tenuiflora (jurema – preta) e Pilosocereus gounellei (alastrado). Os vaqueiros fazem uso também de banhas de animais como a de Crotalus durissus (cascavel) e de Sus scrofa (porco). A despeito das mudanças que ocorreram nas práticas de vaquejadas e pegas de boi, a figura do vaqueiro ainda é muito tradicional na região Nordeste do Brasil.
Descrição: QUEIROZ, L. B. de. Resgatando identidades regionais: O saber do vaqueiro sobre o tratamento de afecções decorrentes da “pega de boi”. 2019. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24767
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Letícia Barbosa de Queiroz.pdfPDF - Letícia Barbosa de Queiroz703.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.