Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24769
Título: Fator de condição, relação peso-comprimento e biologia reprodutiva de Atherinella brasiliensis (QUOY & GAIMARD, 1825) em um estuário tropical no nordeste brasileiro
Autor(es): Trajano, Cassiano Nascimento
Palavras-chave: Estrutura populacional
Conservação
Estuários
Data do documento: 27-Nov-2019
Resumo: A relação peso-comprimento, fator de condição (K) e Índice gonadossomático (IGS) são considerados importantes indicativos dos padrões de desenvolvimento e aspectos reprodutivos das diferentes fases de vida dos peixes, evidenciando suas condições de vida no ambiente. Esse estudo teve como objetivo caracterizar o desenvolvimento de Atherinella brasiliensis, utilizando a relação peso-comprimento e fator de condição como indicadores de crescimento e o IGS como aspecto reprodutivo, classificando os indivíduos espacialmente e sazonalmente, aliados às variáveis ambientais no estuário do Rio Mamanguape, Nordeste brasileiro. Os peixes foram coletados através de redes de arrastos e do tipo “fyke” entre janeiro e dezembro de 2016, em duas zonas do estuário (superior e inferior). Para cada exemplar, foram tomados peso (g), comprimento total (mm) e a determinação do sexo. A proporção sexual foi realizada pelo teste de qui-quadrado (X2 ) e realização do L50 para identificação da primeira maturação sexual. Foram analisados 797 indivíduos (335 imaturos, 243 fêmeas e 219 machos). A relação peso-comprimento apresentou alometria positiva na maioria dos grupos. O fator K foi maior para as fêmeas, seguidos pelos imaturos e machos, porém, na maioria dos meses do ano os machos apresentaram valores de fator (K) mais elevados do que as fêmeas, evidenciando a variação entre grupos ao longo do ano. Com o IGS observou-se a presença de dois ciclos reprodutivos em um ano, com a presença de imaturos em todos os meses e aumento no número desses indivíduos nos meses de março, agosto, outubro, e dezembro, evidenciando o período de recrutamento. O L50 mostrou que a primeira maturação sexual ocorreu em fêmeas com 64 mm e machos com 67 mm, sendo esses parâmetros influenciados pelas variáveis ambientais, uma vez que a turbidez apresentou uma correlação negativa e a salinidade positiva, a mesma sendo mais influente nos processos reprodutivos da espécie. Foi observado que em regiões com baixa latitude, os peixes tendem a iniciar a maturação sexual precocemente, influenciados pelas variáveis ambientais, além disso, se observou que nos meses que antecedem os períodos reprodutivos, as fêmeas adquirem uma quantidade maior de alimentos para gerar energia suficiente para as gônadas, alcançando o sucesso reprodutivo. Desse modo, as condições temporais do habitat são favoráveis para o crescimento e reprodução da espécie, influenciadas pela grande disponibilidade de alimento e pelas condições ambientais ligadas principalmente com as variações de turbidez e salinidade, proporcionando o sucesso para a grande abundância dessa espécie nesse importante ecossistema costeiro tropical.
Descrição: TRAJANO, C. N. Fator de condição, relação peso-comprimento e biologia reprodutiva de Atherinella brasiliensis (QUOY & GAIMARD, 1825) em um estuário tropical no nordeste brasileiro. 2019. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24769
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cassiano Nascimento Trajano.pdfPDF - Cassiano Nascimento Trajano1.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.