Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2477
Título: Tecendo caminhos escriturísticos nas páginas da história: cartografia da escrita feminina na imprensa campinense (1950)
Autor(es): Santana, Ajanayr Michelly Sobral
Palavras-chave: Imprensa
Mulher
Campina Grande
Data do documento: 22-Nov-2013
Resumo: O presente trabalho analisa a escrita feminina na imprensa campinense na década de 1950, através de crônicas, poemas e colunas sociais, com destaque para as escritoras Terezinha Brasileiro Souza e Sevy Nunes. Tomamos como fonte os textos produzidos sobre o feminino bem como os discursos e as imagens produzidos na imprensa local, sobretudo nos jornais O Momento (1950-51), Formação (1950), Evolução (1958-59) e O Rebate (1950), e na revista Ariús (1952-54). A fim de reconhecer e valorizar a visibilidade feminina na imprensa, este trabalho contextualiza a importância da escrita feminina, sobretudo no universo de uma sociedade que sugere essa escrita como uma pratica que não ocupava um lugar previamente moldado pela intelectualidade campinense. Assim, abordaremos a temática em periódicos que se constituem como uma janela de acesso a atividade da escrita, ampliando sua função no espaço público na cidade de Campina Grande. Desta forma, convergimos o nosso olhar para outra questão: selecionar os lugares e discursos na imprensa campinense sobre as propagandas de produtos domésticos e as imagens de mulheres desempenhando atividades do lar, buscando a imprensa “atraí-las” para o espaço privado que foi durante muito tempo reservado para elas.
Descrição: Santana, A. M. S. Tecendo caminhos escriturísticos nas páginas da história: cartografia da escrita feminina na imprensa campinense (1950). 2010. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2477
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ajanayr Michelly Sobral Santana.pdfAjanayr Michelly Sobral Santana1.85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.