Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24771
Título: Conhecimento popular sobre uso de plantas medicinais para o tratamento de afecções do sistema geniturinário feminino no município de Catolé do Rocha – PB
Autor(es): Silva, Simone Fernandes da
Palavras-chave: Saberes populares
Plantas medicinais
Sistema geniturinário feminino
Data do documento: 5-Dez-2019
Resumo: As plantas medicinais são compostas por princípios ativos que auxiliam no tratamento das doenças ou até mesmo resultando na sua cura. A sua utilização faz parte da destreza da medicina popular, que contribui para o método frequentemente empregado para a população de menor renda. Durante muito tempo, a principal forma de tratamento de saúde era a utilização de plantas medicinais, mas com o passar do tempo e com a evolução dos estudos, foram surgindo novas formas de tratamento e cura de doenças. Com base no exposto, o estudo teve por objetivo obter um levantamento das principais plantas medicinais utilizadas por mulheres para o tratamento de doenças do sistema geniturinário feminino na cidade de Catolé do Rocha - PB. O estudo foi realizado no município de Catolé do Rocha - PB, utilizando um questionário semiestruturado, o qual foi aplicado em uma população de 40 mulheres que já utilizaram as plantas medicinais para qualquer forma de tratamento, participando mulheres na faixa etária entre 20 a 83 anos, residentes na cidade mencionada. Como resultado foi obtido que todas as mulheres entrevistadas fazem uso de plantas medicinais, destacando-se, as com faixa etária acima de 50 anos, com um maior percentual na utilização das plantas medicinais. Destacou-se o cajueiro roxo, como a planta medicinal mais utilizada pelas mulheres, para o tratamento de inflamação do útero, sendo essa a indicação terapêutica mais citada também entre as mulheres. A pesquisa foi realizada de acordo com os critérios e normas do Conselho Nacional de Saúde, após a apreciação do Comitê de Ética. Os dados coletados foram analisados de modo descritivo e baseado na literatura que fundamenta a temática do estudo. Esse estudo tem por finalidade contribuir para um maior conhecimento e elucidação acerca da referida problemática. Todavia, é importante pôr em evidência que são necessários estudos posteriores para garantir o controle de qualidade, bem como a eficiência e seguridade dos fitoterápicos.
Descrição: SILVA, S. F. da. Conhecimento popular sobre uso de plantas medicinais para o tratamento de afecções do sistema geniturinário feminino no município de Catolé do Rocha – PB. 2019. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24771
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Simone Fernandes da Silva.pdfPDF - Simone Fernandes da Silva872.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.