Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24772
Título: Desenvolvimento e caracterização de filmes poliméricos de amido extraído do caroço da jaca (Artocarpus heterophilus) e polivinilpirrolidona para utilização como curativo
Autor(es): Leôncio, Germana Joyce Bezerra
Palavras-chave: Tratamento de feridas
Biopolímeros
Biomateriais
Data do documento: 6-Dez-2019
Resumo: O desenvolvimento de biomateriais à base de biopolímeros, como o amido, têm sido alvo de muitas pesquisas que visam reduzir problemas ambientais, dando o destino adequado e agregando valor a resíduos que são comumente descartados pela agroindústria, a exemplo da semente de jaca que possui um alto teor de amido, apresentando grande potencial para utilização como matéria prima amilácea na obtenção de biomateriais com propriedades bactericidas e fungicidas, podendo ser aplicado em várias áreas, inclusive na biomedicina. Estas propriedades podem ser potencializadas com a adição do Polivinilpirrolidona (PVP), ampliando as limitações de aplicabilidade do amido. Mediante os benefícios do amido de jaca e do PVP, este trabalho tem como objetivo desenvolver e caracterizar filmes poliméricos à base de amido extraído do caroço de jaca com PVP. Os filmes foram confeccionados utilizando a técnica de casting e caracterizados por Espessura, FTIR, Ensaios Mecânicos, DSC e Intumescimento. Os resultados da espessura demonstrou que os filmes estão dentro da faixa para serem usados como curativo. O FTIR revelou que o filme com PVP apresentou um aumento na intensidade da banda de absorção referente às ligações de hidroxila, sugerindo uma interação entre o amido e o PVP. As propriedades mecânicas mostrou que os filmes que tiveram adição de PVP, apresentaram boa resistência e uma boa elasticidade. O DSC evidenciou que os filmes sem PVP apresentaram uma maior resistência térmica. A adição do PVP aumentou consideravelmente o percentual de intumescimento dos filmes. Assim, os filmes produzidos à base de amido de jaca com PVP apresentaram propriedades físicas e funcionais que os tornam favoráveis para serem empregados em possíveis aplicações, como curativo, para liberação controlada de fármacos ou antimicrobianos, expondo uma alternativa de renovação de baixo custo, uma vez que os curativos atualmente encontrados no mercado são demasiadamente caros.
Descrição: LEÔNCIO, G. J. B. Desenvolvimento e caracterização de filmes poliméricos de amido extraído do caroço da jaca (Artocarpus heterophilus) e polivinilpirrolidona para utilização como curativo. 2019. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24772
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Germana Joyce Bezerra Leôncio.pdfPDF - Germana Joyce Bezerra Leôncio1.73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.