Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24775
Título: A quiropraxia como tratamento para o refluxo gastresofágico em crianças: Uma revisão integrativa
Autor(es): Gallardo, Isabella Diniz
Palavras-chave: Refluxo gastresofágico
Quiropraxia
Crianças
Data do documento: 25-Nov-2019
Resumo: O refluxo gastroesofágico (RGE) é uma condição em que o conteúdo gástrico regurgita no esôfago. O principio da quiropraxia é a relação do indivíduo com o estresse e a sua capacidade de adaptação e recuperação. A medida que esses eventos estressantes se acumulam, o corpo reduz a capacidade de resistência e adaptação aos poucos, levando a modificações na estrutura corporal, especialmente na coluna vertebral. O objetivo desta revisão integrativa é analisar a literatura atual sobre a quiropraxia como tratamento para o refluxo gastresofágico em crianças. Foram utilizadas as seguintes combinações em português: “refluxo gastroesofágico” AND “quiropraxia” AND “crianças” e em inglês: “gastroesophageal reflux” OR “gerd” AND “chiropractic” OR “manipulation, chiropractic” AND “child” OR “children” nas bases de dados PubMed, SciELO, MEDLINE e LILACS. Foram incluídos os artigos publicados originalmente em inglês e português, disponíveis na íntegra e excluídos artigos de revisão e aqueles que não abordassem a temática de forma satisfatória. Resultando em 1.050.985, porém apenas 2 artigos compuseram a amostra. No estudo de ALCANTARA & ANDERSON (2008), uma bebê de 3 meses com diagnóstico médico de refluxo gastroesofágico apresentava outros sintomas como sono frequentemente interrompido, excesso de gases intestinais, vômitos frequentes, choro excessivo, dificuldade para amamentar, plagiocefalia e torcicolo, e o tratamento médico foi medicação Prosilec. Após quatro visitas foi observada melhoria notável nos sintomas do paciente e resolução total dos sintomas dentro de três meses de atendimento. JONASSON & KNAPP (2006) apresentaram o cuidado de um menino de 8 anos de idade com doença do refluxo gastroesofágico, que inicialmente foi tratado com diagnóstico de cefaleias e cervicalgia, como não houve sucesso no tratamento, foi encaminhado para um quiropraxista pediátrico que a partir de uma avaliação detalhada, chegou ao diagnóstico de RGE. Os efeitos da quiropraxia foram bem enfatizados nas amostras, incluindo melhora na qualidade de vida relatada pelos responsáveis dos pacientes. Pelo número amostral limitado dos artigos, além da escassez da literatura sugere-se que ensaios clínicos sejam realizados.
Descrição: GALLARDO, I. D. A quiropraxia como tratamento para o refluxo gastresofágico em crianças: Uma revisão integrativa. 2019. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24775
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Isabella Diniz Gallardo.pdfPDF - Isabella Diniz Gallardo521.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.