Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24786
Título: Sugestão de proposta didática sobre funções a partir da teoria de registros de representações semióticas
Autor(es): Oliveira, Higor Sousa de
Palavras-chave: Educação Matemática
Funções
Tecnologias de Informação e Comunicação - TIC
Winplot
Data do documento: 30-Nov-2020
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso teve por objetivo fornecer uma proposta didática relacionada ao ensino e aprendizagem de funções baseada na Teoria de Registros de Representações Semióticas (TRRS) de Raymond Duval. O trabalho foi desenvolvido durante o período da pandemia do coronavírus, impossibilitando a aplicação de atividades escolares de forma presencial. Com isso, criamos um guia para realização das atividades. A pergunta que norteou nosso trabalho foi Como as representações semióticas de Duval podem auxiliar o ensino de funções?. Assim, diante da teoria de registro de Duval aprendemos que alunos reconhecem um mesmo objeto em diferentes registros e transitam entre eles. Portanto, trazemos uma breve discussão sobre a importância da Educação Matemática na reformulação do ensino tradicional e a influência dela sobre o uso das TIC. Com o movimento da Educação Matemática tivemos a inserção de aplicativos na segunda fase da era digital, onde o Winplot foi de grande importância, quando surgiram aplicativos relacionados a múltiplas representações. Posto isto, apresentamos uma atividade com o auxílio do aplicativo Winplot, englobando os registros de línguas naturais, algébricos e gráficos para que alunos possam entender suas diferentes representações e a aprendam a transitar entre eles. Com nossa sugestão, esperamos auxiliar professores em exercício e futuros professores a explorar mais o ensino de funções, utilizando-se das representações semióticas para obter um resultado mais satisfatório por parte dos alunos, trazendo uma Matemática mais crítica e importante no dia-a-dia deles.
Descrição: OLIVEIRA, Higor Sousa de. Sugestão de proposta didática sobre funções a partir da teoria de registros representações semióticas. 2020. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24786
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Higor Sousa de OliveiraPDF - Higor Sousa de Oliveira995.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito177.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.