Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24791
Título: Da universidade à escola: um relato sobre a residência pedagógica em Educação Física
Autor(es): Araújo, Jefferson de Lima
Palavras-chave: Residência pedagógica
Formação de professores
Educação Física
Data do documento: 16-Nov-2020
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar e discutir a importância que a Residência Pedagógica e programas para a formação de professores, têm para os alunos das IES (Instituições de Ensino Superior). Através de experiências obtidas como bolsista residente em Educação Física do referido programa percebe-se o quanto é necessário se ter uma ligação entre teoria e prática para se ter uma formação de melhor qualidade. O programa Residência Pedagógica foi lançado em 2018 e integra a política nacional de formação de professores da CAPES, cujo objetivo é o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade do curso. As experiências apresentadas neste estudo foram vivenciadas em uma escola municipal de ensino infantil e fundamental, localizada na cidade de Campina Grande-PB. As aulas na escola ocorreram duas vezes na semana, durante trinta minutos cada aula para o Ensino Infantil e cinquenta minutos para o 1 º e 2º ano do Fundamental. Enfatizamos que o programa é de suma importância para a formação de professores, pois este aproxima a realidade da educação pública do Brasil, onde pode-se deparar com diversos desafios e dificuldades, também se percebe que a Educação Física ainda não é desenvolvida nem valorizada como deveria ser. A Residência Pedagógica é para alunos em cursos de formação de professores um divisor de águas. Pois, sendo inserido na escola, o residente vai começar a observar a realidade da educação pública e vai saber de diversos problemas que se passam dentro das escolas. É de extrema importância o desenvolvimento e a ampliação de programas e políticas públicas que estimulem a formação docente, estes devem ser considerados fundamentais para uma formação profissional de qualidade.
Descrição: ARAÚJO, Jefferson de Lima. Da universidade à escola: um relato sobre a residência pedagógica em Educação Física. 2020. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24791
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jefferson de Lima AraújoPDF - Jefferson de Lima Araújo1.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito157.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.