Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24797
Título: A Guarda Negra
Autor(es): Luciano, Leonardo de Sousa
Palavras-chave: Guarda Negra
Libertos
Monarquistas
Republicanos
Data do documento: 23-Set-2021
Resumo: O presente estudo centrou-se na análise do contexto político, econômico e social durante o processo de formação e duração da Guarda negra, que ocorreu no final do século XIX, marcado pelas disputas políticas entre monarquistas e republicanos e as péssimas condições de vida dos libertos. Foram observadas as principais causas que levaram a formação do movimento e sua atuação. Para tanto, utilizamos a pesquisa em obras de diversos historiadores/as, utilizamos também a pesquisa em jornais desse período, através dos arquivos disponíveis na Hemeroteca Digital da Biblioteca nacional. Mediante os resultados, constatou-se que a Guarda Negra foi um movimento formado por negros e que teve como principal líder José do Patrocínio, homem negro e abolicionista que usou seu jornal em favor da Guarda Negra, o movimento surgiu após a assinatura da Lei Áurea, responsável pela abolição da escravização no Brasil, e em meio ao declínio da Monarquia e instauração da República. Tinha como principais objetivos a defesa da Princesa Isabel, a continuidade do Império e a busca pela cidadania dos libertos. Destacamos ainda a importância dos jornais Cidade do Rio e Diário de Notícias, um por defender e outro por atacar, nesta sequência, a Guarda Negra e o governo imperial, eles também são fundamentais para a pesquisa sobre a Guarda Negra.
Descrição: LUCIANO, L. de S. A Guarda Negra. 2021. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História)- Universidade Estadual da Paraíba. Guarabira, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24797
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Leonardo de Sousa LucianoPDF - Leonardo de Sousa Luciano1.72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito62.6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.