Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24799
Título: Metodologias e práticas educativas aplicadas à educação do/no campo na perspectiva do desenvolvimento territorial: uma análise na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Zumbi dos Palmares, Mari/PB
Autor(es): Silva, Lenira Lins da
Palavras-chave: Educação do/no campo
Prática pedagógica
Escola Zumbi dos Palmares
Data do documento: 16-Set-2021
Resumo: A pesquisa se refere ao paradigma da educação do/no campo, resultado da luta e da resistência dos movimentos sindicais e trabalhadores e trabalhadoras no espaço rural, para garantir educação de qualidade nos assentamentos de reforma agrária. Assim, a educação deve ser compreendida, como dimensão essencial para o desenvolvimento do território campesino. Desse modo, é de grande relevância os processos pedagógicos estarem voltados para esse contexto. Por conseguinte, o estudo tem como escopo compreender as metodologias e práticas educativas aplicadas na Escola Zumbi dos Palmares e sua contribuição para o desenvolvimento do assentamento. Nos procedimentos metodológicos, apropriamo-nos do materialismo histórico e dialético enquanto método de análise. Para tanto, recorremos a pesquisas in loco e via Google Meet, para entender como ocorre os processos pedagógicos na respectiva unidade escolar. Os resultados indicam que a Escola Zumbi dos Palmares tem sua história marcada dentro do conflito por terra, dado que os Sem Terra levantaram o acampamento e, em paralelo, construíram a escola. Entretanto, apesar de as práticas pedagógicas e metodológicas trabalhadas na unidade escolar aproximarem-se da educação do/no campo, ala apresenta forte influência do modelo urbano de ensino. O estudo também apontou que essa questão foi agravada com a pandemia, em decorrência das aulas remotas, pois o processo de ensino-aprendizagem está voltado para um ensino conteudista, baseado apenas em atividades impressas e sem haver um maior diálogo entre aluno e professor. Logo, as principais provações destacadas pelos profissionais da escola, é a impossibilidade de acompanhar os processos educativos. Isso significa, impasses na relação entre ensino e aprendizagem, principalmente nas aulas on-line. Por fim, é importante ressaltar que conquistar a unidade escolar dentro do assentamento não significou uma educação de qualidade, tão pouco suficiente para contemplar os princípios que fundamentam a educação do campo. Este estudo, portanto, revela que a educação do/no campo está em um processo de construção na escola pesquisada. Assim sendo, a luta é continua e necessita de resistência e reivindicação. Doravante, essa realidade abre margens para estudos futuros, a fim de compreender as complexidades desse paradigma educacional.
Descrição: SILVA, L. L. da. Metodologias e práticas educativas aplicadas à educação do/no campo na perspectiva do desenvolvimento territorial: uma análise na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Zumbi dos Palmares, Mari/PB. 2021. 112f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24799
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lenira Lins da SilvaPDF - Lenira Lins da Silva1.8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito92.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.