Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24806
Título: Reflexões sobre o ensino da ginástica rítmica: relatório de experiência sobre a iniciação esportiva
Autor(es): Freire, Clarissa Santos
Palavras-chave: Ginástica Rítmica
Iniciação Esportiva
Educação Física
Data do documento: 20-Nov-2020
Resumo: O presente estudo tem como objetivo, descrever as experiências desenvolvidas nas escolinhas esportivas da modalidade Ginástica Rítmica (GR) do Colégio Motiva de Campina Grande/PB durante os anos de 2017 a 2020. Tomaremos como horizonte metodológico os estudos de abordagem qualitativa de caráter descritivo. Para isso, apresentaremos os procedimentos metodológicos e como se dá o trato dos conteúdos específicos da GR na iniciação esportiva, mais especificamente: o funcionamento e estruturação das aulas dentro da instituição; descrição do planejamento do ano letivo; detalhamento das atividades propostas e o desenvolvimento dos festivais esportivos e eventos da escola. O trabalho acadêmico será baseado em um estudo descritivo e como resultado das descrições realizadas pelo estudo destacou-se a Ginástica Rítmica como uma modalidade esportiva que oportuniza o desenvolvimento de um amplo leque de movimentos corporais, cujas experiências desenvolvidas comprovam a importância de que a GR seja prazerosa, lúdica e inclusiva; sendo possível aliar esse conceito aos parâmetros oficiais de treinamento propostos pela Federação Internacional de Ginástica. As escolinhas de GR do Colégio Motiva vêm a cada ano crescendo o número de participantes de forma que isso não seria viável sem a reflexão sobre um ensino amplo e distante de um modelo tecnicista. A partir do estudo, conclui-se que a GR é uma modalidade da ginástica na sua vertente esportiva que pode alterar de forma significativa a formação daqueles que estão envolvidos com sua prática, tanto no sentido da melhoria das condições físicas, quanto daquelas de caráter educacionais.
Descrição: FREIRE, Clarissa Santos. Reflexões sobre o ensino da ginástica rítmica: relatório de experiência sobre a iniciação esportiva. 2020. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24806
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Clarissa Santos FreirePDF - Clarissa Santos Freire2.47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito503.2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.