Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24815
Título: Gerenciamento e qualificação das unidades hemoterápicas para o fornecimento de plasma à indústria de hemoderivados no Brasil
Autor(es): Travassos, Karine Dantas
Palavras-chave: Plasma
Medicamentos Hemoderivados
Serviço de Hemoterapia
Data do documento: 20-Mar-2015
Resumo: O sangue total processado nos serviços de hemoterapia dá origem a até quatro hemocomponentes: concentrado de hemácias, concentrado de plaquetas, plasma e crioprecipitado. O plasma humano, por sua vez, obtido a partir da doação de sangue, em parte é utilizado para fins transfusionais e a parte considerada excedente é enviada para a produção de hemoderivados (medicamentos) a partir do fracionamento industrial. A produção de hemoderivados é restrita a poucos países e na maioria deles existe apenas uma fábrica. A Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) é responsável por essa produção no Brasil e foi implantada com a finalidade de suprir a demanda interna dos hemoderivados e consequentemente reduzir custos com importação de produtos. Descrever os critérios de qualificação das unidades hemoterápicas para o fornecimento de plasma à Hemobrás, delinear o processo produtivo e caracterizar os hemoderivados é de fundamental importância para orientar os profissionais de saúde, pacientes e comunidade em geral sobre a qualidade dos produtos, suas distribuições e indicações. No período entre Setembro de 2014 e Janeiro de 2015, realizou-se um estudo qualitativo de revisão bibliográfica utilizando-se os artigos publicados nos últimos 10 anos e disponíveis nas bases de dados Scientific Eletronic Library Online (SciELO), Publisher Medline (PubMed) e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), bem como as Portarias e Resoluções publicadas pelo Ministério da Saúde e que regulamentam a hemoterapia no Brasil. A qualificação dos serviços hemoterápicos para o fornecimentos de plasma à indústria, cumpre um roteiro de inspeção elaborado pela Hemobrás e aplicados anualmente para a renovação do contrato e liberação do certificado após visitas que comprovam a manutenção da qualidade nos serviços, desde a coleta até o acondicionamento e transporte do plasma. Afinal, para que este seja transformado em medicamentos, é necessário ter qualidade industrial, ou seja, obedecer a critérios específicos, para garantir o bom aproveitamento de suas propriedades. Podemos concluir que a criação da indústria de hemoderivados em nosso país, trouxe inúmeros benefícios para a saúde pública, dentre eles, os novos investimentos do Ministério da Saúde para a melhoria da qualidade nas unidades hemoterápicas, a implantação do Nucleic ácid test (NAT) para detecção do HIV e HCV em amostras de doadores de sangue, com a redução do período de janela imunológica e aumento da segurança transfusional, redução de custos com a importação de hemoderivados e facilidade de acesso aos medicamentos derivados do sangue.
Descrição: TRAVASSOS, Karine Dantas. Gerenciamento e qualificação das unidades hemoterápicas para o fornecimento de plasma à indústria de hemoderivados no Brasil. 2018. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão em Saúde) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24815
Aparece nas coleções:EAD I - GS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Karina Dantas Travassos.pdfPDF - Karina Dantas Travassos14.77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito447.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.