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dc.contributor.authorSouza, Diego Tavares de-
dc.date.accessioned2021-10-07T12:09:18Z-
dc.date.available2021-10-07T12:09:18Z-
dc.date.issued2021-09-24-
dc.identifier.otherCDD 371.92-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24827-
dc.descriptionSOUZA, D. T. de. Educação das pessoas com deficiência: desafios e possibilidades em tempos de pandemia. 2021. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.pt_BR
dc.description.abstractA pandemia de SARS-COV-2 (COVID-19) trouxe grandes desafios para educação do nosso país. No entanto, inovações no ensino precisaram ser pensadas para que o direito à educação escolar não fosse totalmente afetado. Evidentemente, essa realidade não foi diferente para os alunos com deficiência, nascendo as orientações do Conselho Nacional de Educação. Pela mesma razão, este estudo tem por objetivo apresentar uma reflexão sobre a educação das pessoas com deficiência durante a pandemia, a partir de uma pesquisa de campo, na Escola Municipal Senador Humberto Lucena, do município de Dona Inês-PB. A metodologia utilizada neste trabalho foi de natureza qualitativa. Foram utilizados como instrumento de coleta de dados dois questionários, aplicados de forma virtual através da plataforma Google Forms, junto aos professores(as) de classes comuns e do atendimento educacional especializado (AEE). Esta pesquisa está fundamentada nos seguintes teóricos: FIGUEIRA (2011); JANNUZZI (2012); KRAEMER (2020); LIMA (2006); MANTOAN (2015); MAZZOTTA (2011) e entre outros. Neste estudo ficou evidente que muitos são os desafios na educação dos alunos com deficiência, visto que a falta de acesso à internet, ocasionou o distanciamento entre professores e alunos dificultando uma mediação eficaz do conhecimento. Assim, como a precarização do atendimento educacional especializado que está sendo ofertado ao público-alvo da Educação Especial. Portanto, conclui-se que nesse momento de pandemia uma educação de qualidade se tornou inviável para os alunos com deficiência, mesmo havendo adaptações realizadas em colaboração com os professores que produzem todos os materiais necessários, mas a mediação não ocorre de maneira eficaz havendo um retrocesso na aprendizagem e desenvolvimento desse alunado.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Débora Regina Fernandes Beníciopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectEnsino remoto de emergênciapt_BR
dc.subjectPandemia de SARS-COV-2pt_BR
dc.titleEducação das pessoas com deficiência: desafios e possibilidades em tempos de pandemiapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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