Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24828
Título: Ao norte do império: economia, abastecimento e a seca na Província da Paraíba (1860-1880)
Autor(es): Almeida, Lucas Carlos Martiniano de
Palavras-chave: Economia
Abastecimento
Paraíba
Seca
Data do documento: 30-Set-2021
Resumo: Neste trabalho, buscamos analisar o mercado interno voltado ao abastecimento da província paraíbana em frente ao cenário regional e nacional durante a segunda metade do século XIX. Salientamos a necessidade de trabalhos como esse, que busquem discutir a formação econômica diante dos processos históricos desenvolvidos pelas interações nos campos políticos e sociais. O presente trabalho, em um primeiro momento, buscou debater o panorama e a formação econômica no início do século XIX, enfatizando a importância dessa problemática para o entendimento do lócus principal da pesquisa. Debruçamos-nos na construção de um discurso histórico de redução do macro para o micro, possibilitando compreender a conjuntura e formação dos espaços econômicos do mundo e da sociedade brasileira. Tomamos como fonte primárias os relatórios dos presidentes de províncias da Paraíba e de Pernambuco; jornais paraíbanos e leis provinciais que forneceram dados e informações que nos resultou na elaboração de tabelas, quadros, gráficos e a construção do presente discurso histórico. Por fim, debatemos a necessidade de observar as variações nos quadros de produções desenvolvidas por essas distantes sociedades, que estavam abastardas no cenário da economia nacional, mas que desenvolvia-se com suas próprias interações e tensões, refletindo-se no contexto nacional. O trabalho buscou, ainda, analisar como secas e epidemias poderiam ter afetado o desenvolvimento da Província da Paraíba no século XIX. Por fim, destacamos a discussão das secas neste trabalho e de como seus efeitos acometeram as relações do campo político-econômico nesta província.
Descrição: ALMEIDA, L. C. M. de. Ao norte do império: economia, abastecimento e a seca na Província da Paraíba (1860-1880). 2021. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24828
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lucas Carlos Martiniano de AlmeidaPDF - Lucas Carlos Martiniano de Almeida920.01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito113.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.