Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24829
Título: A relação família-escola sob a ótica familiar no contexto pandêmico no município de Sapé-PB
Autor(es): Cavalcante, Rebeca de Oliveira
Palavras-chave: Família-escola
Perspectiva familiar
Contexto pandêmico
Data do documento: 7-Jun-2021
Resumo: Muitas pesquisas educacionais desenvolvidas, atualmente, têm problematizado as percepções dos professores/as sobre as implicações da pandemia para o trabalho docente. Reconhecendo que, além dos docentes, o contexto de ensino remoto tende a afetar também alunos/as e familiares, o presente trabalho busca compreender sobre a relação família-escola, considerando o contexto pandêmico. Parte da compreensão sobre a importância de ouvir os diferentes sujeitos que integram a comunidade escolar e objetiva enxergar, através da perspectiva familiar, a relação família-escola, evidenciando as novas reconfigurações ocorridas nesta relação, em decorrência do contexto de pandemia. Para tanto, foram consultados Amazonas, Damasceno, Terto e Silva (2003); Davies, Marques e Silva (1997); Rego (2003); e Silva (2002; 2003). Trata-se de uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, fundamentada filosoficamente na abordagem fenomenológica. O meio de investigação utilizado foi a pesquisa de campo e as técnicas de coleta de dados foram à entrevista semiestruturada e o questionário. A pesquisa foi realizada no município de Sapé-PB, tendo como público alvo os familiares de alunos/as regularmente matriculados nos anos iniciais do ensino fundamental, na rede municipal de ensino. Verificou-se que no contexto pandêmico os desencontros entre a família e a escola se agravaram e que os contatos entre ambas as instituições passam a terem como centro as “atividades escolares”. Foi possível perceber, ainda, que a relação família-escola se encontra fragilizada, pela falta de diálogo e de uma parceria mais ampliada, considerando a totalidade dos processos educativos.
Descrição: CAVALCANTE, R. de O. A relação família-escola sob a ótica familiar no contexto pandêmico no município de Sapé-PB. 2021. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24829
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rebeca de Oliveira CavalcantePDF - Rebeca de Oliveira Cavalcante731.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito72.98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.