Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24843
Título: Superando desafios e refletindo possibilidades: um relato sobre a inclusão nas aulas de Educação Física do Estágio Supervisionado I
Autor(es): Santos, Ivna Leônia Soares
Palavras-chave: Inclusão
Necessidades educacionais
Educação Física
Data do documento: 11-Nov-2020
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso trata-se um de relato de experiência de cunho descritivo e uma abordagem qualitativa, que teve como objetivo relatar as experiências vivenciadas e os desafios com a inclusão na aulas de Educação Física no Estágio Supervisionado I, com alunos do curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, aplicado na EMEF (Escola Municipal de ensino fundamental) Félix de Araújo, localizada no bairro do Catolé, com os alunos do 2º ao 5º ano do ensino fundamental. Realizado na cidade de Campina Grande-PB, no período de 18 de fevereiro à 26 de junho de 2018. Foi identificado durante esse período de intervenção com tudo que foi planejado e executado, que apesar de todas as dificuldades em realizar a inclusão dos alunos, onde houve maior dificuldade aplicação e interações em atividades de caráter competitivo e de movimentos específicos com alunos. Seja por falta de mais suporte sobre inclusão na formação acadêmica, por não terem experiências prévias, o saber prévio das deficiências e transtornos e o conhecimento sobre ele, ou em função das estratégias de ensino, dos recursos pedagógicos, da seleção dos conteúdos, espaços adequados, da falta da presença da cuidadora na sala, ou até da falta de ações propositivas em relação à inclusão. No entanto, houve predominância de situações de sucesso à inclusão, participações ativas dos alunos com deficiências e transtornos, interações positivas entre todos nas aulas e os demais alunos ajudavam os colegas com dificuldades e os acolhiam com empatia, o planejamento das aulas, em pensar na prática para que todos os alunos fizessem juntos. Uma experiência engrandecedora, por estimular o estagiário a propor sempre o novo e se adaptar aos desafios impostos, a partir da metodologia pedagógica, observou-se a evolução dos alunos em aspectos do desenvolvimento físico, criticidade e no comportamento sócio afetivo. Ademais, foi uma experiência com uma construção positiva em direção à Educação Física inclusiva, tendo em vista que foi uma imensa reflexão sobre a prática, mas que ainda necessita de maior capacitação docente para explorar os diversos conteúdos desta área, trazendo a reflexão acerca do trabalho pedagógico desenvolvido, associando-os às ações práticas de inclusão para melhoria dos resultados obtidos.
Descrição: SANTOS, Ivna Leônia Soares. Superando desafios e refletindo possibilidades: um relato sobre a inclusão nas aulas de educação física do estágio supervisionado I. 2020. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24843
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ivna Leônia Soares SantosPDF - Ivna Leônia Soares Santos1.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito532.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.