Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24846
Título: Variáveis físicas e químicas da água influenciam atributos funcionais de larvas de Chironomidae (Insecta: Diptera) em reservatórios do semiárido
Autor(es): Silva, Islayne Raylla dos Santos
Palavras-chave: Chironomidae
Variáveis ambientais
Qualidade da água
Data do documento: 15-Dez-2020
Resumo: A análise de variáveis físicas e químicas da água fornece informações sobre a situação atual do ambiente. O objetivo deste estudo foi avaliar como as variáveis físicas e químicas da água influenciam grupos de alimentação e o tamanho do corpo de Chironomidae em reservatórios semiáridos. Esse trabalho foi realizado em duas bacias hidrográficas, bacia Piranhas-Açu, Estado do Rio Grande do Norte, nos reservatórios Passagem das Traíras e Sabugí e na Bacia do rio Paraíba, Estado da Paraíba, nos reservatórios Cordeiro e Sumé, nos meses de junho e setembro de 2019. As coletas foram realizadas em 15 pontos amostrais, totalizando 30 pontos de amostragem por bacia hidrográfica. Foi utilizada a análise de ordenação RLQ para identificar as principais associações entre as variáveis ambientais (R), abundância das larvas de Chironomidae (L) e os atributos funcionais (Q). Foram identificadas 1.735 larvas de Chironomidae, destas 148 pertencentes à subfamília Tanypodinae e 1.557 à subfamília Chironominae. Os organismos foram distribuídos em 21 gêneros, entre os mais abundantes está Goeldichironomus (1.122 organismos). Diferenças significativas foram observadas para a abundância das espécies entre as bacias Piranhas-Açu e Paraíba (p= <0,0001) e também entre os reservatórios (p= <0,0001). Houve diferenças significativas nas variáveis ambientais entre as bacias (p= <0,0001) e entre os reservatórios (p= <0,0001). Não houve correlação significativa entre as variáveis ambientais e o grupo alimentar coletor-coletor, mas entre as variáveis e o grupo alimentar predador, o que pode estar relacionado às condições generalistas dos organismos e às condições ambientais. As análises de RLQ dos reservatórios mostraram que as variáveis como fósforo total e turbidez influenciaram a ocorrência de organismos com tamanho do corpo G2, em ambas as bacias hidrográficas. Dessa forma, os resultados sugerem que os Chironomidae são capazes de responder às alterações ambientais na qualidade da água determinando a composição da comunidade em um determinado ambiente.
Descrição: SILVA. Islayne Raylla dos Santos. Variáveis físicas e químicas da água influenciam atributos funcionais de larvas de Chironomidae (Insecta: Diptera) em reservatórios do semiárido. 2020. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24846
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Islayne Raylla dos Santos SilvaPDF - Islayne Raylla dos Santos Silva1.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito67.97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.