Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24847
Título: Percepção da água consumida visando a educação ambiental de uma comunidade rural de Alagoa Nova – PB
Autor(es): Amaro, Niniedna Niedja Gomes
Palavras-chave: Fontes hídricas
Qualidade da água
Educação ambiental
Data do documento: 3-Dez-2020
Resumo: A zona rural em sua totalidade e demasiada extensão utiliza de meios alternativos para obtenção de recursos hídricos, atendendo as demandas existentes, seja a nível doméstico, higiênico e econômico. A inexistência do saneamento básico no meio rural atrelado as atividades agrícolas desenvolvidas pela comunidade, implica em um maior risco de contaminação, por meio de efluentes provenientes das atividades desenvolvidas em torno dos mananciais existentes nesse espaço. O presente trabalho tem como objetivo avaliar a qualitativamente a percepção da água proveniente de fontes alternadas, seja barragens, cisternas, ou poços, que abastecem uma comunidade situada na zona rural de Alagoa Nova (PB) e incentivar a educação ambiental aos moradores quanto aos riscos de contaminação da água utilizada, implicando assim, em uma melhor qualidade de vida. Desse modo os procedimentos metodológicos seguidos consistiram na classificação quanto ao local a ser estudado, a localização da comunidade e percepção das fontes hídricas disponíveis utilizadas, através das observações feitas foi realizado uma série de etapas, nas quais foram dispostos questionários de cunho sócio econômico, ambiental e de saúde pública elencadas em 19 perguntas de múltipla escolha, a partir das respostas obtidas pelos entrevistados, a coleta de amostras dos locais apontados como fonte hídrica utilizada pela comunidade. Nos resultados obtidos o que foi mais latente e evidenciado a quantidade de moradores que não possuem acesso a informação sobre doenças hídricas provenientes de recursos hídricos, mas especificamente fontes subterrâneas, e cerca de 99% da população pesquisada nunca obtiveram palestras sobre esse parâmetro, com isso foi imprescindível a caracterização do pesquisador como educador ambiental aos moradores desassistidos e carentes dessa comunidade, bem como orientação sobre os aspectos sensoriais, como odor, sabor, aroma, e turvação. As limitações da pesquisa se apresentam quanto a incapacidade de analises físicas, químicas e microbiológicas das amostras coletadas, em detrimento a situação pandêmica atual ocasionada pelo novo Corona vírus (COVID-19), não garantindo assim dados conclusivos a população objeto de estudo, contudo, as limitações apresentadas não invalidam o presente trabalho, já que foi possível atingir os objetivos propostos de informatização, percepção e educação ambiental aos moradores dessa comunidade rural Palavras-chave: Fontes hídricas. Qualidade da água. Educação ambiental.
Descrição: AMARO, Niniedna Niedja Gomes. Percepção da água consumida visando a educação ambiental de uma comunidade rural de Alagoa Nova – PB . 2020. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24847
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Niniedna Niedja Gomes AmaroPDF - Niniedna Niedja Gomes Amaro1.49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito178.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.