Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24849
Título: Planejamento financeiro pessoal: uma análise do perfil dos estudantes de uma escola pública de ensino médio do município de Nazarezinho-PB no ano de 2021
Autor(es): Sousa, Elizabeth Figueiredo de
Palavras-chave: Planejamento financeiro
Educação financeira
Finanças pessoais
Ensino Médio
Data do documento: 16-Set-2021
Resumo: O presente artigo teve como objetivo analisar o nível de conhecimento acerca do planejamento financeiro pessoal dos estudantes de uma escola de ensino médio do município de Nazarezinho-PB vêm praticando na organização de suas finanças. A metodologia utilizada para atender ao objetivo proposto foi a pesquisa descritiva conduzida por um estudo bibliográfico e de levantamento com uma abordagem quantitativa e qualitativa. Com relação a amostra, essa foi composta por 30% da população, ou seja, 72 alunos, sendo 19 do primeiro ano, 26 do segundo e 27 do terceiro. Diante os resultados apresentados no que se refere ao nível de conhecimento acerca do planejamento financeiro, percebeu-se que a maioria dos alunos do ensino médio da escola pesquisada ainda precisam de uma melhor qualificação para exercer o correto controle das finanças, visto que eles não executam o planejamento ou quando executam de forma designada como às vezes. Com relação ao acompanhamento dos gastos, detectou-se que a maioria dos pesquisados não fazem ou não praticam o controle financeiro e para aqueles que praticam, no caso uma minoria, apontaram o caderno de anotações como principal meio de controle e assim fazendo esse tipo de acompanhamento mensalmente. Fica evidente um cenário preocupante diante dessas informações apresentadas, onde percebeu-se uma ausência de forma geral de um suporte por parte de uma educação financeira, pois através desse aprendizado se procura direcionar decisões de forma que se tenha um equilíbrio que proporcione cumprir com todas as metas atribuídas no seu planejamento durante ao longo da sua vida, seja ela pessoal, empresarial ou familiar, o foco é esclarecer a função das finanças. Perante os achados de modo geral observou-se entre os respondentes que esses ainda sofrem com carência de qualificação nessa área, não apresentaram segurança suficiente para administrar suas finanças, levando então para o seu futuro uma educação desfalcada sobre se planejar financeiramente, e isso pode contribuir para que se tornem no futuro bem próximo pessoas descontroladas que se deixam levar por um consumismo desenfreado que acaba acarretando ainda mais o endividamento das famílias ao longo do tempo.
Descrição: SOUSA, E. F. Planejamento financeiro pessoal: uma análise do perfil dos estudantes de uma escola pública de Ensino Médio do município de Nazarezinho-PB no ano de 2021. 2021. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24849
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elizabeth Figueiredo de Sousa.pdfPDF - Elizabeth Figueiredo de Sousa726.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito1.9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.