Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24853
Título: Formação leitora aos educandos da educação de jovens e adultos a partir da literatura de cordel
Autor(es): Andrade, Railson Jácome de
Palavras-chave: Leitura
Literatura de cordel
Educação de jovens e adultos
Data do documento: 4-Set-2021
Resumo: A formação leitora é um dos maiores desafios para a educação básica brasileira, desse modo, procura-se estratégias que despertem iniciativas para desenvolvimento desta competência. Percebendo esta problemática, escolhemos a Literatura de Cordel como instrumento de transformação deste cenário, uma vez que, traz consigo a sensibilidade literária, o caráter representative e o contexto histórico tal como cultural, como identidade de um povo. Assim, visamos com a experiência do estágio supervisionado nas aulas de Língua Portuguesa, ministradas na modalidade do EJA – Educação para Jovens e Adultos, compreender as bases dos cordéis como estímulo à leitura, bem como a outras competências e capacidades do aluno na EJA, verificando as raízes deste estilo literário e identificando as suas contribuições para o processo ensino-aprendizagem dos sujeitos contextualizados no espaço nordestino. Assim, esta pesquisa, é de natureza bibliográfica, uma vez que aborda teóricos como: Teixeira (2008), Silva (2008) e Freire (1987). Portanto, pressupomos que os elementos do Cordel, a exemplo da xilogravura, articulam por fim, um grupo leitor, produtor e crítico da sociedade brasileira.
Descrição: ANDRADE, R. J. Formação leitora aos educandos da educação de jovens e adultos a partir da literatura de cordel. 2021. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português), Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24853
ISSN: 028.5
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Railson Jácome de Andrade.pdfPDF - Railson Jácome de Andrade738.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo_de_Deposito_TCC (RAILSON).pdfTermo de depósito65.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.