Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24859
Título: A resistência da mulher negra no conto "O tapete voador", de Cristiane Sobral
Autor(es): Oliveira, Leonnilsa de Lima
Palavras-chave: Literatura feminina
Resistência
Identidade negra
Data do documento: 29-Set-2021
Resumo: Este artigo tem por objetivo analisar a representação da resistência da mulher negra perante as tentativas de branqueamento, verificando como os aspectos da ancestralidade e da negritude são pautados para o reconhecimento de uma identidade racial, no sentido da autoafirmação e valorização da etnia. Tem como objeto de estudo o conto “O tapete voador” de Cristiane Sobral. Esta leitura de natureza analítica fundamenta-se nos estudos de Bosi (1996), Gomes (2002), Domingues (2002), Evaristo (2005), Hall (2005), Duarte (2008), Candido (2011), Sousa (2014), entre outros. Diante do exposto, a obra de Cristiane sobral se inscreve como uma relevante fonte de leitura e inspiração para as pessoas negras, como também para as não negras, no sentido que possam entender a diversidade étnico-racial, desconstruindo o racismo e práticas preconceituosas. Conclui-se que ao se permitir não sucumbir aos padrões impostos por uma sociedade branca, carregada de preconceitos, a protagonista traz uma importante contribuição para a valorização de suas raízes. Em função disso, ela não aceita ser negada, demonstra ter consciência de si, da sua afirmação cultural, moral, física e intelectual.
Descrição: Oliveira, L. de L. A resistência da mulher negra no conto "O tapete voador", de Cristiane Sobral. 2021. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24859
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Leonnilsa de Lima OliveiraPDF - Leonnilsa de Lima Oliveira450.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito662.54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.