Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24860
Título: A proteção jurídica da criança e do adolescente vítima de abuso sexual intrafamiliar
Autor(es): Silva, Emmily Maciel da
Palavras-chave: Abuso sexual
Criança
Adolescente
Proteção
Data do documento: 5-Out-2021
Resumo: O presente artigo apresenta uma discussão teórica sobre a violência sexual intrafamiliar em crianças e adolescentes. Discute-se inicialmente a evolução do papel do menor na família e na sociedade, bem como, os direitos conquistados para os mesmos ao longo do tempo, também foi discutido a importância do seio familiar como ente protetor à luz do ordenamento jurídico vigente. O estudo tem como objetivo, analisar as consequências que o abuso sexual traz para as vítimas, além de quais são os meios de proteção que os dispositivos legais oferecem a criança e ao adolescente vítima de abusos. A metodologia utilizada foi o método dedutivo, através de pesquisa bibliográfica a partir de livros históricos, doutrinas e jurisprudência, obtida através de acervos públicos e privados, inclusive por meio eletrônico. Como resultado foi observado que o abuso sexual cometido por entes próximos a vítima são os de maior ocorrência, sendo na maioria dos casos não subnotificados e, assim, o menor acaba ficando longe de qualquer meio de proteção, acarretando danos físicos e psicológicos graves que podem perdurar por toda vida se não tratados.
Descrição: SILVA, E. M. da. A proteção jurídica da criança e do adolescente vítima de abuso sexual intrafamilar. 2021. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24860
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Emmily Maciel da SilvaPDF - Emmily Maciel da Silva388.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito286.52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.