Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24862
Título: O ensino de geografia na Educação de Jovens e Adultos (EJA): a atribuição da didática nas aulas remotas da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ulisses Maurício de Pontes em Sertãozinho/PB
Autor(es): Pontes, Maria José Guedes
Palavras-chave: Geografia
Didática
Educação de Jovens e Adultos
Data do documento: 30-Set-2021
Resumo: Diante das diversas limitações e dificuldades existentes na educação brasileira, nota-se a indispensabilidade da inclusão dos sujeitos que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos. E a Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino voltada para esse grupo, com intuito de instruir esses seres a atuar emancipadamente. A pesquisa traz a importância da didática do docente de Geografia no processo de ensino-aprendizagem da Educação de Jovens e Adultos em tempos-espaços de aulas remotas, apresentando um longo caminho a se percorrer que vai desde a formação docente às políticas públicas para compreendermos de maneira mais detalhada essa problemática. Neste contexto, o presente trabalho vem investigar como são inseridas as práticas didático-pedagógicas no ensino de Geografia na Educação de Jovens e Adultos, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ulisses Maurício de Pontes, sobretudo, pela busca de uma aprendizagem significativa, com o intuito de formar pessoas críticas e capazes de discernir sobre as questões políticas, sociais, econômicas, culturais e ambientais. Os procedimentos metodológicos adotados pautaram-se em revisão bibliográfica e documental, com uma abordagem qualitativa, bem como na aplicação de questionários virtuais, sendo está uma pesquisa ação. Os resultados demonstram que, mesmo diante dos desafios contidos, tanto na EJA, quanto na Geografia, como nas aulas remotas, ainda assim, é possível utilizar-se de metodologias didáticas com um enfoque mais específico no que diz respeito a vivência deste público, as suas particularidades, que sempre existiram e que, diante desse momento atípico, se tornou ainda mais presente, para que ocorra um ensino significativo e transformador.
Descrição: PONTES, M. J. G. O ensino de geografia na Educação de Jovens e Adultos (EJA): a atribuição da didática nas aulas remotas da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ulisses Maurício de Pontes em Sertãozinho/PB. 2021. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24862
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria José Guedes PontesPDF - Maria José Guedes Pontes852.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito182.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.