Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24863
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cavalcante, Manoel Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2021-10-11T20:02:53Z | - |
dc.date.available | 2021-10-11T20:02:53Z | - |
dc.date.issued | 2021-09-27 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.13 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24863 | - |
dc.description | CAVALCANTE, M. P. O estágio supervisionado de geografia na formação docente em tempos-espaços de pandemia. 2021. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira-PB, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | No cenário atual, enfrentamos uma crise mundial, tanto em fatores sanitários quanto econômicos. A educação, nesse momento, encontra-se diante de um grande desafio que é o de constituir-se em espaço de mediação entre o/a aluno/a e esse mundo tecnológico que lidam com a mente e o imaginário. A partir dessa nova realidade, levando em consideração a inserção de novas tecnologias e metodologias no meio educacional, são perceptíveis as melhorias que se encontram presentes. Com as transformações obtidas no perfil socioeconômico dos/as brasileiros/as, percebeu-se que houve um aumento significante de estudantes nas universidades brasileira. Uma notável parcela desse público é formada por aqueles/as que foram excluídos/as historicamente pela elite, os grupos menos favorecidos. Com o decorrer do tempo evidenciamos que se cessou uma barreira que separava o trabalho da formação acadêmica. Pretendemos discutir neste artigo sobre a importância da prática docente para o/a estagiário/a durante o Estágio Supervisionado, além de levantar as dificuldades que permeiam o ensino-aprendizagem de Geografia nos dias atuais e os desafios para o/a futuro/a professor/a desta disciplina. O trabalho partiu de questões formuladas hipoteticamente, onde se buscou apresentar resultados da pesquisa, optando por um processo de observação, como também, utilização de metodologias embasadas em estudo de campo (on-line), proporcionando um melhor entendimento do fenômeno estudado. Também nos alicerçaremos no método da dialética, que tem em sua base o conhecimento baseado na arte do diálogo. Desse modo, o estágio se consolida sendo o encontro dos conhecimentos teóricos e práticos na ação docente em determinada realidade social e cultura escolar. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Luiz Arthur Pereira Saraiva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Estagio | pt_BR |
dc.subject | Docente | pt_BR |
dc.subject | Prática | pt_BR |
dc.title | O estágio supervisionado de geografia na formação docente em tempos-espaços de pandemia | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 43 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Manoel Pereira Cavalcante | PDF - Manoel Pereira Cavalcante | 382.03 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 1.09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.