Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24866
Título: Equação de Kozeny-Carman: Análise do Fator de Forma a partir do Número de Poiseuille
Autor(es): Silva Júnior, Antônio Fernandes da
Palavras-chave: Mecânica dos Fluidos
Engenharia
Permeabilidade
Data do documento: 1-Out-2021
Resumo: Um corpo poroso, em geral, é composto por uma estrutura complexa, a qual apresenta variados espaços abertos ao escoamento de um fluido. Sua caracterização é de significativa importância para projetos de engenharia que lidam com a exploração de um meio poroso. A disposição espacial do meio é complexa e a depender da forma desse meio, parâmetros como porosidade, permeabilidade tortuosidade têm sua descrição alterada quando se considera poros com seção transversal de geometria irregular. O modelo de Kozeny-Carman é o mais utilizado para se compreender a correlação entre permeabilidade e porosidade, entretanto esse modelo apresenta uma limitação quanto ao seu fator de forma, que é nitidamente alterado por modelos que aproximam o formato real do poro para geometrias regulares e bem definidas. Neste trabalho, lidamos com o problema de determinar fatores de forma para geometrias genéricas e complexas quando comparadas às geometrias normalmente apresentadas pela literatura de forma experimental. Uma nova abordagem do fator de forma é analisada, a qual é definida em função do número de Poiseuille, dando assim contribuições na área de meios porosos e apresentando uma forma alternativa para a compreensão do escoamento nessas estruturas. Validamos o modelo analítico de determinação no fator de forma, comparando com os fatores de forma comumente apresentados de forma experimental para geometrias regulares como círculo, retângulo, elipse e triângulo equilátero. Por fim, apresentamos fatores de forma para vinte e quatro geometrias mais complexas e genéricas do que as citadas.
Descrição: SILVA JÚNIOR, Antônio Fernandes da. Equação de Kozeny-Carman: Análise do Fator de Forma a partir do Número de Poiseuille. 2021. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24866
ISSN: CDD 532
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Antônio Fernandes da Silva Júnior.pdfPDF - Antônio Fernandes da Silva Júnior683.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito TCC.pdfTermo de depósito TCC146.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.