Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24868
Título: Opinião e conhecimento dos cirurgiões-dentistas paraibanos frente ao uso de fluoretos na Odontologia
Autor(es): Queiroz, Andreza Mirelly de
Palavras-chave: Odontologia
Saúde Bucal
Flúor
Data do documento: 15-Set-2021
Resumo: O presente estudo teve como objetivo avaliar a opinião dos cirurgiões-dentistas paraibanos quanto à indicação de dentifrícios e uso de produtos fluoretados, bem como o conhecimento destes a respeito dos benefícios do flúor para a saúde bucal. Realizou-se estudo epidemiológico do tipo transversal que utilizou como instrumento de coleta, questionários eletrônicos da plataforma “Google Forms®”, enviados por e mail. Inicialmente, foi feito um estudo piloto para validação do questionário com 30 cirurgiões-dentistas, sendo 15 especialistas e 15 não especialistas. Para compor a amostra do estudo foram enviados para 3.907 cirurgiões-dentistas que se encontram cadastrados no Conselho Regional de Odontologia da Paraíba (CRO-PB) e foi aguardado três (3) meses como tempo de resposta. Os questionários foram enviados para os endereços de e-mail contendo um link e os que aceitaram participar, assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Foi feita uma análise estatística descritiva dos dados coletados, e bivariada através do software IBM SPSS Statistics versão 20.0 considerando um intervalo de confiança de 95% e nível de significância p < 0,05. Como resultados tivemos 360 respostas, obtendo 10% de taxa de resposta, das quais evidenciaram que 98,6% (355) dentistas responderam que são a favor do uso do flúor e que recomendam a utilização do creme dental fluoretado de uso diário aos pacientes e 5 (1,4%) responderam que não. Os 83,1% (299) cirurgiões-dentistas afirmaram utilizar algum outro tipo de fluorterapia no consultório durante o atendimento clínico e 16,9% (61) responderam que não. Sobre os benefícios do flúor, 94,7% (341) responderam que sabem, 0,6% (2) responderam que não sabem e 4,7% (17) responderam talvez tenham conhecimento sobre os benefícios. Na análise bivariada, foi observado que os profissionais que não são a favor do flúor, não recomendam a utilização diária e que desconhecem a concentração correta do flúor, possuem mais de 10 anos de formação. Dessa forma, conclui-se que grande parte dos cirurgiões-dentistas do estado da Paraíba indicam o uso do flúor e possuem conhecimento quanto aos benefícios para saúde bucal, além de considerarem o flúor importante para a saúde bucal.
Descrição: QUEIROZ, Andreza Mirelly de. Opinião e conhecimento dos cirurgiões-dentistas paraibanos frente ao uso de fluoretos na Odontologia. 2021. 27 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24868
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Andreza Mirelly de Queiroz.pdf1.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Deposito.pdf51.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.