Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24871
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Paulo Fernando José Soares da-
dc.date.accessioned2021-10-13T23:38:11Z-
dc.date.available2021-10-13T23:38:11Z-
dc.date.issued2021-09-29-
dc.identifier.otherCDD 372.623-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24871-
dc.descriptionSILVA, P. F. J. S. da. Um olhar antirracista nas aulas de língua(gem): uma proposta de letramento(s) a partir do gênero conto. 2021. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho pretende contribuir para a prática de leitura e escrita no ambiente escolar, através de uma proposta de letramento interessada na formação crítica e cidadã dos alunos da educação básica, sob a temática afro-brasileira, a fim de expandir o conhecimento dos alunos com base numa postura multicultural. Portanto, O objetivo geral é apresentar uma sequência de atividades que visam à leitura e a escrita a partir de contos afro-brasileiros para turmas do oitavo ano do ensino fundamental. Para tanto, fundamentamos nossa investigação nas proposições das teorias do Letramento a partir de Kleiman (1995), Antunes (2009), Coppi (2016), Cosson (2020), entre outros. E, para questões voltadas à temática afro-brasileira no contexto escolar, trabalhamos com Munanga (2005), Pereira (2016), e outros. Metodologicamente, trata-se de um estudo de natureza qualitativa tendo caráter propositivo e exploratório. Sendo assim, a sequência de atividade proposta neste trabalho com o gênero conto, partindo da leitura dos contos: Minha mãe é negra sim! de Santana (2008) e Pixaim, de Sobral (2011), cuja função é promover a formação da consciência crítica dos alunos e empenhando-se em torná-los agentes sociais colaborativos do conhecimento, atuantes no combate ao racismo institucionalizado na nossa vivência, do mesmo modo que, consequentemente, estes alunos poderão restabelecer o seu olhar para o outro, isto é, tornar-se-ão sujeitos envolvidos nas percepções dos problemas sociais.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: André Luiz Souza Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectGênero Contopt_BR
dc.subjectNegritudept_BR
dc.subjectAntirracismopt_BR
dc.titleUm olhar antirracista nas aulas de língua(gem): uma proposta de letramento(s) a partir do gênero contopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Paulo Fernando José Soares da SilvaPDF - Paulo Fernando José Soares da Silva419.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito84.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.