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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24873
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Tavares, Andreza da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2021-10-13T23:41:34Z | - |
dc.date.available | 2021-10-13T23:41:34Z | - |
dc.date.issued | 2021-09-28 | - |
dc.identifier.other | CDD 306.44 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24873 | - |
dc.description | TAVARES, A. da S. Atitudes linguísticas de professoras do quinto ano do ensino fundamental de uma escola pública de Sapé-PB. 2021. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tematiza as atitudes linguísticas de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública de Sapé-PB. E, nesse sentido, tem como objetivo geral analisar as atitudes de duas docentes do quinto ano do ensino fundamental. Escolhemos essa abordagem sobre os estudos sociolinguísticos porque é um assunto relevante para o campo pedagógico, contudo, há uma escassez em estudos nacionais que trabalhem com direções às atitudes linguísticas, especialmente, no estado da Paraíba. Assim, discutimos como as crenças e atitudes linguísticas de professoras podem influenciar na forma como elas agem em situações de sala de aula, tendo em vista que as suas influências são muito significativas para/na formação dos discentes. Para tanto, a pesquisa parte de uma metodologia de cunho qualitativo a partir de uma entrevista semiestruturada. Este estudo fundamenta-se nos postulados da Sociolinguística Educacional – em especial, dialogando com questões de Crenças e Atitudes Linguísticas, bem como em questões voltadas ao ensino, concebendo os aportes de Labov (2008), Bagno (2014, 2012, 2007a [1999], 2007b), Bortoni-Ricardo (2017, 2008, 2005, 2004), Costa (2019), entre outros. Por fim, percebemos como as professoras têm posturas diferentes: uma é mais atenta às questões que envolvem a variabilidade linguística, haja vista sua formação no curso de Letras; e a outra tem posições mais conservadoras, e sua formação em outra área favorece isso, ficando evidente o quão necessária é a persistência na pesquisa, em buscar estudos e orientações que contribuam para que docentes estejam sempre atualizados para uma melhora significativa na prática educacional. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: André Luiz Souza da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Variação linguística | pt_BR |
dc.subject | Atitudes linguísticas | pt_BR |
dc.subject | Ensino de língua | pt_BR |
dc.title | Atitudes linguísticas de professoras do quinto ano do ensino fundamental de uma escola pública de Sapé-PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 45 - TCC |
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