Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24873
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTavares, Andreza da Silva-
dc.date.accessioned2021-10-13T23:41:34Z-
dc.date.available2021-10-13T23:41:34Z-
dc.date.issued2021-09-28-
dc.identifier.otherCDD 306.44-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24873-
dc.descriptionTAVARES, A. da S. Atitudes linguísticas de professoras do quinto ano do ensino fundamental de uma escola pública de Sapé-PB. 2021. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tematiza as atitudes linguísticas de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública de Sapé-PB. E, nesse sentido, tem como objetivo geral analisar as atitudes de duas docentes do quinto ano do ensino fundamental. Escolhemos essa abordagem sobre os estudos sociolinguísticos porque é um assunto relevante para o campo pedagógico, contudo, há uma escassez em estudos nacionais que trabalhem com direções às atitudes linguísticas, especialmente, no estado da Paraíba. Assim, discutimos como as crenças e atitudes linguísticas de professoras podem influenciar na forma como elas agem em situações de sala de aula, tendo em vista que as suas influências são muito significativas para/na formação dos discentes. Para tanto, a pesquisa parte de uma metodologia de cunho qualitativo a partir de uma entrevista semiestruturada. Este estudo fundamenta-se nos postulados da Sociolinguística Educacional – em especial, dialogando com questões de Crenças e Atitudes Linguísticas, bem como em questões voltadas ao ensino, concebendo os aportes de Labov (2008), Bagno (2014, 2012, 2007a [1999], 2007b), Bortoni-Ricardo (2017, 2008, 2005, 2004), Costa (2019), entre outros. Por fim, percebemos como as professoras têm posturas diferentes: uma é mais atenta às questões que envolvem a variabilidade linguística, haja vista sua formação no curso de Letras; e a outra tem posições mais conservadoras, e sua formação em outra área favorece isso, ficando evidente o quão necessária é a persistência na pesquisa, em buscar estudos e orientações que contribuam para que docentes estejam sempre atualizados para uma melhora significativa na prática educacional.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: André Luiz Souza da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectVariação linguísticapt_BR
dc.subjectAtitudes linguísticaspt_BR
dc.subjectEnsino de línguapt_BR
dc.titleAtitudes linguísticas de professoras do quinto ano do ensino fundamental de uma escola pública de Sapé-PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Andreza da Silva TavaresPDF - Andreza da Silva Tavares1.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito119.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.